VISUAL BASIC MÓD I

VISUAL BASIC MÓD I
Este curso abordará:
Seja você um profissional experiente ou um novato em programação para Windows, o Visual Basic lhe oferece um conjunto completo de ferramentas para simplificar o desenvolvimento rápido de aplicativos.
Então, na verdade, o que é o Visual Basic? A parte “Visual” refere-se ao método usado para criar a interface gráfica com o usuário (GUI - Graphical User Interface). Em vez de escrever muitas linhas de código para descrever a aparência e a localização de elementos da interface, você simplesmente coloca objetos pré-montados em seus lugares na tela.
A parte “Basic” refere-se à linguagem BASIC (Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code), uma linguagem usada por mais programadores que qualquer outra linguagem na história da computação. Os iniciantes podem criar aplicativos úteis aprendendo apenas algumas das palavras-chave, ainda que a sofisticação da linguagem permita aos profissionais obter qualquer resultado que possa ser obtido usando qualquer linguagem de programação para Windows.

Ficha Técnica:

Carga horária média: 30 horas.

Pré-requisitos: O aluno precisa conhecer o Windows e fazer o curso de Lógica de Programação.

A quem se destina: O Módulo I destina-se às pessoas que trabalham com informática e que desejam aprofundar mais os seus conhecimentos em informática, e entrar na área de programação.

Objetivo: Todo tipo de empresa utiliza um sistema feito em computador que auxilia na administração e organização de seus serviços. O módulo I do curso de Visual Basic oferece o entendimento mais básico, bem como o teórico para a elaboração de um sistema. Dá ênfase à linhagem de programação do Visual Basic 6, propriamente dita.

Conteúdo do curso

Atividade 1 - Introdução ao Visual Basic: O aluno terá noções de programação, conhecerá as caixas de ferramentas e aprenderá a manipular alguns componentes.

Atividade 2 – A Linguagem: É nesta lição que o aluno começa a desenvolver um programa, tendo noções de propriedades dos componentes, métodos e eventos, itens que são de extrema importância no desenvolvimento de uma aplicação.

Atividade 3 – Projetos em geral: Aqui o aluno conhece os arquivos que compõem um projeto, estuda sobre compilação e depuração e aprende a adicionar ou remover arquivos de formulários ou de códigos de um projeto em desenvolvimento.

Atividade 4 – Variáveis e Constantes: O estudo de variáveis na área da programação é de extrema importância, pois a maior parte dos sistemas desenvolvidos utilizam variáveis para que possam funcionar. Nesta lição o aluno conhece os tipos de variáveis existentes e aprende a aplicá-las.

Atividade 5 – Formulários: Quando desenvolvemos uma aplicação os componentes são inseridos em formulários, portanto, quando um sistema exige mais de uma tela diferente, o programador precisa utilizar mais de um formulário. O aluno aprende nesta lição a manipular um ou mais formulários, conhecendo suas propriedades e estilos.

Atividade 6 – Criação de Menus: Muitas aplicações utilizam menus, principalmente aquelas que trabalham com bancos de dados. O aluno aprenderá técnicas de construção de menus tais como: a adição de teclas aceleradoras, menus estilo botão de rádio, uso de imagens e criação de menus PopUp.

Atividade 7 – Programando em Visual Basic: Aqui o aluno aprende a manipular um grupo de componentes muito utilizados na criação de novas aplicações, aprofundando assim seu conhecimento sobre: Edit, MaskEdit, ListBox, ComboBox, ScrollBar e ProgressBar.

Atividade 8 – Controles de Arquivos: O Visual Basic é um programa que permite o trabalho com arquivos externos, ou seja, permite a manipulação de arquivos como faz o Windows Explorer. Nesta lição o aluno aprende como fazer a leitura de imagens e textos e a criar um visualizador de arquivos.

Atividade 9 – Instruções de Entrada e Saída: Nesta lição o aluno aprende a lidar com os tipos de caixas de mensagens utilizadas pelo Visual Basic e pelo sistema operacional para receber ou enviar informações ao usuário.

TRANSFORME SUA CARREIRA OU SEU NEGÓCIO!

São mais de 1 milhão de alunos qualificados e mais de 800 licenciados!