ROTINAS ADMINISTRATIVAS

ROTINAS ADMINISTRATIVAS
Este curso abordará
Este curso prepara o aluno para atender as exigências profissionais que todo escritório, comércio ou empresa exige em diversas rotinas administrativas. Exigindo assim um profissional capaz de atender prontamente com habilidade e competência qualquer setor administrativo, contábil ou de departamento pessoal. O aluno desenvolverá um perfil empreendedor, através de conceitos atuais sobre a realidade das empresas.

Neste curso o aluno irá aprender
Ficha Técnica

Carga horária média: 206 horas.

Pré-requisitos: não há pré-requisitos.

A quem se destina: Pessoas que desejam se tornar um profissional que prestará assistência na área administrativa de uma empresa.

Objetivo: O objetivo deste curso é qualificar um profissional para prestar assistência na área administrativa de uma empresa, auxiliando o administrador em suas atividades rotineiras e no controle de gestão financeira, administração, organização de arquivos, gerência de informações, revisão de documentos entre outras atividades.

Técnicas didáticas: 13 simuladores e 10 apostilas.

Conteúdo do curso

Atividade 1: Introdução ao Microsoft Windows: O aluno conhecerá a evolução do Windows e suas edições, aprenderá os conceitos de hardware e software, conhecerá o ambiente do Windows (a nova Tela Inicial e o Desktop), aprenderá a abrir os programas do computador e, por fim, a ligar e desligar o computador.

Atividade 2: Os Programas no Windows e o Recurso Multitarefa O aluno aprenderá a abrir os aplicativos da Windows Store na Tela Inicial e janelas de programas no Desktop e a trabalhar com elas de forma simples. Conhecerá o recurso multitarefa e como alternar entre os programas abertos e gerenciar suas janelas.

Atividade 3: Gerenciando Arquivos Esta é uma atividade de extrema importância para o uso de um computador. Aqui o aluno aprenderá o que são os drives, como as informações ficam gravadas (arquivos e pastas), como visualizar o conteúdo de um disco pelo aplicativo Explorador de Arquivos, além de conhecer as subpastas. Também aprenderá como visualizar a capacidade de armazenamento de um disco e como criar e salvar um arquivo de texto.

Atividade 4: Navegando na Internet Nesta atividade o aluno aprenderá os conceitos básicos sobre a Internet e a navegar com o Internet Explorer. Aprenderá a navegar através de links, o que é home page, sites favoritos, configuração de visualização e fará pesquisas na Internet. Será apresentado também o Internet Explorer do design moderno (Modern UI).

Atividade 5: Gerenciando Arquivos e Pastas O aluno aprenderá a organizar os arquivos guardados em seu computador, realizando cópias, movendo, apagando e armazenando os arquivos em pastas separadas. Esta atividade também apresenta detalhes sobre a Lixeira do Windows e as várias maneiras de se apagar e recuperar arquivos. Por fim, são apresentados os métodos para se localizar arquivos em um computador, seja pela busca através do próprio Explorador de Arquivos ou através do Pesquisar.

Atividade 6: Multimídia e Gravação de CDs e DVDs Nesta atividade o aluno terá um pouco de diversão. Ele conhecerá os aplicativos modernos capazes de reproduzir conteúdo multimídia e que já vêm instalados no Windows 8. Aprenderá também a utilizar o Windows Media Player para ver vídeos, ouvir músicas, assistir DVDs de vídeos e ouvir estações de rádio. Além disso, o aluno aprenderá a copiar músicas de um CD para o HD e a gravar um CD de áudio e de dados; por fim ele verá, inclusive, como ouvir estações de rádio da internet.

Atividade 7: Configurando e Personalizando o Windows O aluno aprenderá a utilizar o Painel de Controle do Windows, onde poderá personalizar seu Windows para trabalhar como deseja. Além do Painel de Controle, apresentaremos a opção Configurações presente na Charm Bar, uma das novidades do Windows 8. Aprenderá também como configurar sua área de trabalho, o mouse, dispositivos, impressoras e a data/hora. Por fim, saberá como instalar e a desinstalar programas, além de conhecer as opções de personalização da Tela Inicial e Área de Trabalho.

Atividade 8: Os Atalhos e a Manutenção do Windows Os assuntos abordados nesta atividade envolvem a manutenção do computador, como a busca por erros e defeitos. O aluno fará uma Limpeza de Disco, irá Desfragmentar e Otimizar Unidades, além de configurar a Manutenção Automática e resolver problemas encontrados pela Central de Ações.
Também há um tópico sobre a criação e a manutenção de atalhos para facilitar o acesso aos arquivos, pastas e programas.

Atividade 01 - Introdução ao Word: É explorada a funcionalidade do Word, como iniciá-lo no ambiente do Windows e a estrutura da janela do programa. É mostrado como iniciar um documento, digitar um texto, alinhá-lo com um clique e, no final, como salvá-lo.

Atividade 02 - Abrindo, Selecionando e Editando Textos: Abrindo documentos, manipulando janelas de diferentes documentos, selecionando e editando o texto e a correção ortográfica.

Atividade 03 - Formatação de Textos: Formatando o texto, a ferramenta pincel, os marcadores e os numeradores.

Atividade 04 - Os Parágrafos e a Página: A formatação dos parágrafos e a configuração da página.

Atividade 05 - Símbolos e Edição: Os símbolos de texto e a área de transferência (copiando, movendo e colando informações).

Atividade 06 - Colunas, Quebras e Tabelas: Como criar texto em colunas, como inserir uma quebra de página ou uma quebra de coluna e Como criar uma tabela.

Atividade 07 - Figuras e Clip-arts: A inserção de figuras e Clip-Arts e como editá-los.

Atividade 08 - Visualização e Impressão: Visualizando a impressão de documentos e configurando corretamente a impressão.

Atividade 01 - Introdução ao Microsoft Excel: A apresentação do programa Excel 2013 e os primeiros passos na inserção de dados na planilha.

Atividade 02 - Manipulando Planilhas: Conhecendo as guias de planilhas e trabalhando com a edição das linhas e colunas.

Atividade 03 - Sequências e Cálculos: Trabalhando com sequências, o recurso autopreenchimento e o autopreenchimento com cálculos.

Atividade 04 - Formatação: Aplicando formatações às células, incluindo a aplicação de bordas, sombreamento e a cópia de formatos com a ferramenta pincel de formatação.

Atividade 05: Cópias de Dados: As cópias relativas e absolutas e o gerenciamento de uma lista de dados.

Atividade 06 - Funções: As funções básicas do Excel.

Atividade 07 - Gráficos: Conhecendo, criando e formatando gráficos.

Atividade 08 - Visualização e Impressão: Visualizando e configurando a exibição das planilhas. Conhecendo todo o processo de configuração e realização da impressão da planilha.

Atividade 01 - Introdução ao Microsoft Office PowerPoint: Nesta primeira atividade introdutória o aluno conhecerá a evolução dos equipamentos utilizados nas apresentações e quais são os tipos de apresentação de slides. Verá também qual é a finalidade do programa PowerPoint e como abri-lo. Por fim, como abrir um arquivo de uma apresentação no PowerPoint e os seus modos de exibição.

Atividade 02 - Criando uma Apresentação: Será ensinado do que o slide é composto, como iniciar a criação de uma apresentação e como salvá-la. Serão ensinados o que são os layouts do slide, como funcionam as caixas de texto e como trabalhar com elas. Por fim, como excluir e adicionar slides.

Atividade 03 - Editando e Formatando o Slide: O aluno aprenderá sobre a edição do texto do slide e como copiar e recortar informações de outro aplicativo (programa). Será estudada a revisão de ortografia e como alterar a aparência do slide aplicando temas e cor no fundo do slide.

Atividade 04 - Formatando o texto da apresentação: O conteúdo dessa atividade será: a importância do texto, o alinhamento do texto, os estilos de texto, o tamanho da fonte e o espaçamento entre as linhas; como criar um WordArt, uma lista de Marcadores e Numeradores e formatá-la. E para finalizar: o que é um SmartArt e como usá-lo.

Atividade 05 - Ilustrando a Apresentação: Nesta atividade o aluno conhecerá a inserção de uma imagem online e uma imagem local. Depois, como redimensioná-las, mudar suas posições, ajustar e aplicar efeitos; conhecerá as formas e aprenderá como inseri-las e manuseá-las. Por fim, verá a respeito do organograma.

Atividade 06 - Trabalhando com Tabelas e Gráficos: Será ensinado como inserir os dados na tabela, inserir uma nova linha, formatar os dados das células, como inserir uma nova coluna na tabela, mesclar e dividir células; os ajustes da largura e altura das colunas e linhas e como inserir imagens na tabela. E para terminar: como copiar tabelas do Excel e o vínculo de dados.

Atividade 07 - Animando e Apresentando os Slides: O aluno aprenderá sobre a transição de slides, a transição automática e a inserção de sons durante a transição. Também será estudada a numeração de slides, a ordem de exibição e a preparação da exibição dos slides. Por fim, aprenderá a pausar a apresentação, como ocultar ou mostrar um slide e como acrescentar anotações neles.

Atividade 08 - Finalizando a Apresentação: O conteúdo dessa atividade será: como imprimir os slides e como imprimir anotações e folhetos. Também será mostrado como enviar a apresentação para um CD e, para finalizar, serão dadas dicas valiosíssimas para que o aluno obtenha sucesso em suas apresentações em público.

Atividade 01 - Introdução ao Microsoft Office Access: Nesta introdução será estudada a definição de banco de dados e o programa gerenciador de banco de dados. O aluno conhecerá o programa Access, aprenderá a abri-lo e a utilizar os modelos prontos. Por fim, são vistos os modos de exibição e as possíveis ações com os objetos de um banco de dados.

Atividade 02 - Trabalhando Com Uma Tabela - I: O aluno aprenderá como criar um novo banco de dados, todo o processo de criação de uma tabela, como definir o tipo de dados dos campos, suas propriedades e a máscara de entrada.

Atividade 03 - Trabalhando Com Uma Tabela - II: Essa atividade continuará a ensinar sobre as tabelas. Será visto como tratar os campos de dados e será apresentada a estrutura da tabela no Modo Folha de Dados. O aluno começará a inserir registros na tabela e aprenderá como manipulá-los por completo.

Atividade 04 - Manipulando a Aparência e os Registros da Tabela: Essa atividade finalizará o estudo sobre tabelas. O aluno aprenderá como ajustar a largura das colunas da tabela, ocultar e reexibir uma coluna, alterar a fonte e a classificação dos dados. Além do mais, verá como localizar registros e substituir informações e o muito utilizado filtro. Para finalizar, é ensinado a respeito da visualização, configuração e impressão de uma tabela de dados.

Atividade 05 - Trabalhando Com Consultas: O aluno verá como criar uma consulta usando o assistente, no Modo Design e com base em um critério.

Atividade 06 - Os Relacionamentos: Tudo sobre relacionamentos: Relacionamento um-para-um, relacionamento um-para-muitos, como editar um relacionamento e, para finalizar, a integridade referencial.

Atividade 07 - Os Formulários: O aluno aprenderá o conceito de formulário e verá como criar um formulário padrão, dividido, ou através do assistente.

Atividade 08 - Os Relatórios: O aluno aprenderá o conceito de relatório, a criação de um relatório básico e através do assistente. Para finalizar, será ensinado como criar uma etiqueta.

Atividade 01 - Navegando na Internet: Explica-se o que é Rede e Internet, como funciona a conexão com a internet e qual o equipamento necessário para navegar. Em seguida são apresentados os diferentes tipos de conexão. Inicia-se a navegação com o Google Chrome e descreve-se as mensagens de erro dos navegadores.

Atividade 02 - Pesquisa na Internet: É ensinado como pesquisar por informações com mais eficiência usando dos recursos de pesquisa do Google.

Atividade 03 - O Webmail: Como criar uma conta de e-mail e como utilizá-la.

Atividade 04 - Comunicadores Instantâneos: São explanados os programas de mensagens instantâneas. É ensinada a instalação do Skype para o ambiente moderno do Windows e para Windows Desktop, além de conhecer todos os seus recursos de chat, ligações e videoconferências.

Atividade 01 - O aplicativo Paint: Nessa primeira atividade o aluno conhece o Paint, acessório que acompanha o Windows desde as suas primeiras versões. Ele é amplamente utilizado na criação de desenhos simples e edições de imagens. É ministrado como usar as ferramentas de desenho do programa para criar um desenho próprio, como inserir textos e fazer os mais diversos ajustes. O aluno também aprende a enviar o desenho criado para outro aplicativo, como o Word, por exemplo.

Atividade 02 - Baixando Arquivos: O assunto dessa atividade é download! É ensinada a definição de download e upload, como utilizar compartilhadores P2P e como buscar corretamente pelo download de um arquivo ou programa no Google. Realizamos, na prática, o download do programa antivírus AVG que será ensinado na última atividade do curso. Também reforçamos conceitos importantes sobre os cuidados que devem ser tomados durante um download e os males da pirataria.

Atividade 03 - Reduzindo o Tamanho dos Arquivos: A atividade 3 trata da compactação de arquivos. O aluno aprenderá o que é o processo de compactação. Em seguida, ele conhece os principais formatos de compressão de arquivos e os programas mais utilizados. O aluno fará o download e a instalação do famoso WinRAR, aprenderá como manusear sua janela compactará arquivos através dele. No final, também é ensinado como compactar arquivos no formato ZIP, que agora é nativo do Windows.

Atividade 04 - Criando Um Filme: Ao concluir essa atividade o aluno sairá apto a arriscar a criação de seus próprios filmes usando o famoso Windows Movie Maker. Ele é um programa simples e de fácil utilização, que permite que pessoas sem muita experiência em informática possam adicionar efeitos de transição, textos personalizados e áudio nos seus filmes. Ensinaremos também como efetuar o download e a instalação do Movie Maker e, no final, como publicar um filme e compartilhá-lo.

Atividade 05 - Segurança na Internet: Os ensinamentos ministrados nessa atividade são essenciais a qualquer pessoa que possua um computador pessoal e/ou navegue na internet, ou seja, são essenciais a praticamente todas as pessoas! Falamos sobre a segurança na internet, como evitar os golpes online e os vírus de computador. Além do mais, o aluno poderá conhecer quais são os principais tipos de malwares (programas maliciosos, como os vírus). Não podíamos nos esquecer, é claro, de ensinar como instalar, configurar e utilizar um programa antivírus (o programa antivírus usado nessa prática é o AVG). E por fim, o aluno conhecerá o Windows Defender, antivírus nativo e muito eficaz do Windows.

Atividade 01 - A Automatização do Secretariado: Nesta atividade inicial, curta e teórica, o aluno aprende o que as empresas esperam de uma boa secretária, ou um bom secretário, como ter sucesso nesta profissão, e o que é necessário para ser contratado para a área de secretariado.

Atividade 02 - Montando Cartas: Esta atividade ensina a criar papel timbrado, marca d’água, envelopes, margens do papel e disposição do documento na página.

Atividade 03 - Modelo de Carta Comercial: Esta atividade apresenta os conceitos sobre criação de cartas comerciais, parte por parte, inclusive de cartas de cobrança, com vários modelos de cartas comerciais e de cobrança.

Atividade 04 - Mala Direta: Uma das atividades mais esperadas do curso, é onde o aluno aprende a enviar mala direta para os clientes e fornecedores da empresa, e também a preencher envelopes para a mala direta. Como matéria complementar e teórica, temos os conceitos sobre a escrita correta de numerais em cartas.

Atividade 05 - Documentos e Outros - Parte 1: Nesta atividade o aluno aprende a criar passo a passo: Requerimentos, Ofícios, Memorandos com vários modelos de cada um deles.

Atividade 1 – Introdução a Contabilidade Terá uma introdução nos seguintes temas: conceitos e funções da contabilidade, pra quem é feita a contabilidade, aplicações, o profissional contábil, pilares da contabilidade, técnicas contábeis, utilidade formal da escrituração contábil e sobre os tipos de empresa.

Atividade 2 – Definição de Patrimônio Apresentar ao aluno definições sobre: as primeiras funções da contabilidade, conceito de patrimônio, conceito de bens, conceito de direitos, conceito de obrigações, conceito de patrimônio líquido, conceito de demonstração financeira e período de apresentação das demonstrações financeiras.

Atividade 3: Introdução ao Balanço Patrimonial Nesta atividade o aluno terá conhecimento sobre as Primeiras Noções de Balanço Patrimonial, Conceito de Ativo, Conceito de Passivo, O grupo Patrimônio Liquido.

Atividade 4: Operações de Contas do Balanço Patrimonial Passar para o aluno a influência norte americana sobre a contabilidade brasileira, equações básicas, conceitos de despesas, receitas, resultado e demonstrar a influencia dos resultados entre as despesas e receitas.

Atividade 5: Contabilização das Contas de Balanço Vamos apresentar nesta atividade sobre: registro das contas, lançamentos, livros contábeis, como documentar transações, razonetes ou contas T e razão auxiliar ou razonete.

Atividade 6: O débito e o credito, livro diário x livro razão Apresenta ao aluno, conceitos de debito e credito, saldo das contas, métodos das partidas dobradas, sequencia dos lançamentos contábeis, livro razão e diário, e formulas de lançamentos diários.

Atividade 7: Balanço Patrimonial – Grupo de Contas e Plano de Contas O aluno estudará nesta atividade sobre balanço patrimonial onde abrange vários sobre o assunto, eles são: as três divisões do ativo e passivo, conceito de longo e curto prazo na contabilidade, grupos do ativo e do passivo, deduções do ativo e do patrimônio líquido, plano de contas, composição e simplificado do plano de contas, adequar plano de contas a outras atividades, conta sintética e conta analíticas.

Atividade 8: CVM e Conciliando as Contas Será exposto ao aluno o que é CVM e Conciliando contas, passando por vario temas como compra e vendas de mercadorias devolução de mercadorias ICMS sobre compras e vendas e balancete de verificação.

Atividade 9: Transformando Balancetes em Demonstrações Financeiras e Contabilizando as Despesas Se colocara em vista do aluno de como transformar balancetes em demonstrações financeiras ajudando a empresa saber de sua situação. Será falado nesta atividade assuntos como apurações de resultados e despesas.

Atividade 10: A DRE Nesta atividade iremos falar a fundo sobre DRE começando por conceitos básicos, detalhes de informações da DRE até como apurar lucro antes e depois do Imposto de Renda.

Atividade 1 - Departamento Pessoal x Recursos Humanos Durante esta atividades serão mostradas a organização de um setor de departamento pessoal e de recursos humanos e as principais diferenças entre estes dois setores dentro da organização. Também será visto as principais considerações a se tomar durante o recrutamento de um empregado e quais os meios mais usados para realizar um recrutamento. Depois de feito o recrutamento é feito a seleção de pessoal, nesta parte do curso o aluno observará os meios utilizados para se selecionar um bom candidato.

Atividade 2 - As Lei da regulamentação do Trabalho – CLT Esta atividade tem como objetivo mostrar como foi introduzida a legislação trabalhista e o seu objetivo. São mostrados também os principais tipos de contratação de empregados e suas principais características.

Atividade 3 - A Documentação para Admissão e outras Obrigações Legais Esta atividade mostrará quais os procedimentos adotados para a admissão de um funcionário, quais os documentos necessários e como proceder ao registro do empregado.

Atividade 4 - A Jornada de Trabalho e a Folha de Pagamento Esta atividade apresenta a definição da jornada de trabalho, como ela pode ser dividida, como a legislação a encara e os cuidados a serem tomados ao se definir a jornada de trabalho de um empregado. O aluno também conhecerá a folha de pagamento e os itens que a compõem.
Atividade 5 - A Hora Extra e a Hora Noturna Nesta atividade o aluno irá conhecer as horas adicionais da jornada de trabalho, as extras e noturnas e como calculá-las.

Atividade 6 - O deposito do FGTS e o FGTS na Rescisão Esta atividade mostra como foi introduzido o FGTS e como era antes de se tornar o regime obrigatório. É ensinado a realizar os cálculos do FGTS mensal e na rescisão.

Atividade 7 - Os Descontos na Folha de Pagamento Esta atividade apresenta os descontos em folha permitidos por lei e como devem ser calculados.

Atividade 8 - As Férias e seus Cálculos Esta atividade mostra como são encaradas as férias segundo a legislação, como efetuar o cálculo do período, bem como a remuneração das férias e os cuidados a se tomar no cálculo das férias e dos períodos.

Atividade 9 - O Décimo 3º Salário e outros Adicionais Nesta atividade o aluno conhecerá o 13º salário, como deverá ser seu cálculo e datas de pagamentos, também conhecerá outros adicionais que fazem parte da remuneração.

Atividade 10 - A rescisão do Contrato e seus cálculos Como o próprio título já diz, é apresentado como se proceder na rescisão contratual de um empregado, os cálculos a serem feitos e os procedimentos tomados na rescisão.

Atividade 01 – Introdução ao Telemarketing: Esta é uma atividade teórica, que mostra a história do telemarketing que introduz o aluno no ambiente desta profissão.

Atividade 02 – Perfil do Profissional de Telemarketing: Nesta atividade o aluno aprenderá a desempenhar as qualidades necessárias que o ajudarão a obter o perfil de um profissional de telemarketing.

Atividade 03 – Tipos de Telemarketing: Esta atividade apresenta os 2 tipos de telemarketing (ativo e receptivo) e apresenta exemplos de como trabalhar com estes dois setores da profissão.

Atividade 04 – O Processo de Comunicação: Nesta atividade, o aluno aprenderá como a comunicação deve ser precedida, além de ter uma clara ideia da importância da voz, ser eficiente no uso do telefone e manter uma postura correta durante o trabalho.

Atividade 05 – O Processo de Vendas: Nesta parte do curso, o aluno conhecerá os diversos procedimentos de vendas e aprenderá a utilizar várias técnicas de procedimento de vendas utilizadas por operadores em todo o mundo.

Atividade 06 – Elaboração do Script e Roteiro: Esta atividade informa, passo a passo, como elaborar um roteiro vendas, incluindo a apresentação, a sondagem (busca de informações), argumentos e benefícios e fechamento. E mostrará ao aluno como realizar cada um destes passos.

Atividade 07 – Eficiência na Utilização do Telefone: Nesta atividade o aluno aprenderá a ser eficiente no telefone praticando a escuta ativa, e saberá como melhorar sua eficiência no telefone por cuidar da linguagem, audição, da postura corporal. Tudo isto explicado de forma clara e com diversas dicas úteis e exemplos.

Atividade 08 – Compreendendo as Preocupações do Cliente: Esta é uma atividade do curso em que se trata mais da parte psicológica. É explicada a forma de pensar dos clientes e como o operador pode vencer estas barreiras para proceder as vendas no telemarketing.

Atividade 09 – Passos Para a Superação de Objeções: Esta atividade mostrará diversas dicas que o aluno poderá utilizar em seu dia- -dia no trabalho de tele operador para responder as objeções, ou seja, as desculpas, as dificuldades ou qualquer barreira que possa aparecer durante a conversa pelo telefone.

Atividade 10 – A Importância da Automotivação: Esta atividade traz um enorme incentivo ao aluno que deseja ingressar nesta nova profissão e mostra diversas técnicas e conselhos que podem ser adotados pelo profissional para manter sempre uma autoestima e uma automotivação muito boa.

Atividade 11 – Call Center: Nesta atividade o aluno aprenderá sobre o conceito de call center, o que é, o que é feito em um call center e conhecerá alguns dos equipamentos que são utilizados nestes centros.

Atividade 12 – Conduta Ética e o Papel do Profissional de Telemarketing: Na atividade final do curso, o aluno terá algumas informações sobre a importância da conduta ética para o exercício da função de Operador de Telemarketing.

Atividade 1: Introdução à matemática financeira Apresentar os conceitos iniciais e termos financeiros que serão utilizados durante todo o curso. Demonstrar a importância do conhecimento da matemática financeira como uma ferramenta que auxilia a administração do dinheiro.

Atividade 2: Porcentagem, HP12C e fluxo de caixa Demonstrar o funcionamento da calculadora HP 12C e ensinar a trabalhar com porcentagem e fluxo de caixa. Todos esses recursos serão empregados durante o estudo das outras atividades.

Atividade 3: Regimes de capitalização/juros simples Esta atividade conceitua o regime de capitalização simples e apresenta as fórmulas e os elementos envolvidos nas operações de juros simples.

Atividade 4: Juros compostos No Brasil, o regime de juros compostos é utilizado na maior parte das operações financeiras. Esta
atividade apresenta os cálculos envolvidos neste regime. O aluno aprende a utilizar a calculadora HP12C e o Microsoft Excel para calcular valor futuro, valor presente, taxa, período e juros.

Atividade 5: Taxas Muitas operações financeiras trabalham com diversas taxas. Esta atividade apresenta algumas das
taxas mais utilizadas no sistema financeiro: taxas proporcionais, equivalentes, nominal, efetiva, over, acumulada, real e média.

Atividade 6: Desconto simples Apresenta o conceito e exemplos de títulos de crédito e ainda uma operação muito utilizada pelas
empresas para realizar a antecipação de recursos financeiros: o desconto simples. Este recurso é utilizado para descontar títulos com vencimentos em curto e médio prazo. São descritos os dois tipos de descontos simples: racional, ou por dentro, e bancário, comercial, ou por fora.

Atividade 7: Desconto composto Também empregado com o intuito de antecipação de recursos financeiros, esta atividade apresenta
o desconto composto. Este recurso é utilizado quando se deseja descontar títulos com vencimentos em longo prazo. São descritos os dois tipos de descontos composto: racional, ou por dentro, e bancário, comercial, ou por fora.

TRANSFORME SUA CARREIRA OU SEU NEGÓCIO!

São mais de 1 milhão de alunos qualificados e mais de 800 licenciados!