MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE COMPUTADORES E REDES – MÓDULO I (MMCR1)

MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE COMPUTADORES E REDES – MÓDULO I (MMCR1)
Este curso abordará:
Como proceder quando um computador apresenta problemas de travamentos, desligamentos
aleatórios, ou mesmo trabalha abaixo de sua capacidade normal? O que é a arquitetura de um
computador? Como funcionam os processadores de nova geração da Intel e da AMD? O que são
processadores de múltiplos núcleos? Como fazer para efetuar a montagem correta do
processador e do sistema de refrigeração?
Neste primeiro módulo do curso livre de Manutenção e Montagem de Computadores e Redes
pretende-se responder essas questões. Trata-se do primeiro curso de uma série de 4 módulos.
O foco principal é apresentar conceitos relacionados à arquitetura de um sistema computacional e, principalmente,os processadores de nova geração com múltiplos cores.

Ficha Técnica:

Carga horária média: 16 horas.

Pré-requisitos: O aluno precisa ter conhecimentos básicos em Windows.

A quem se destina: A pessoas que pretendem trabalhar com manutenção e montagem de computadores ou para aqueles que pretendem expandir seu conhecimento acerca do funcionamento de um computador.

Objetivo: Apresentar ao aluno o funcionamento de um microcomputador e fornecer os conhecimentos necessários para dar os primeiros passos na montagem e manutenção de computadores.

Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.

Conteúdo do curso

Atividade 1 - Introdução ao Hardware: Apresenta a história do computador e do sistema operacional e explica a linguagem utilizada pelo computador: linguagem binária.

Atividade 2 – Arquitetura e equipamentos: O aluno passa a conhecer detalhes a respeito da arquitetura de um sistema computacional e tem o primeiro contato com os principais componentes que serão estudados durante todo o decorrer do curso.

Atividade 3 – Montagem: os primeiros passos: Nesta atividade o aluno dá os primeiros passos na montagem de um computador e passa a conhecer as precauções que devem ser tomadas ao dar manutenção em um equipamento.

Atividade 4 – A arquitetura do processador: Esta é a primeira atividade que trata de processadores. O aluno aprende o que é clock e conhece a importância da arquitetura de um processador. Ele aprende que não é apenas o clock o responsável pelo desempenho final do processador.

Atividade 5 – Processador e Chipset: Apresenta os principais componentes de uma placa-mãe. Demonstra as diferenças entre a arquitetura de processadores e chipsets antigos e os de nova geração. O aluno passa a conhecer o trajeto percorrido pela informação manipulada em um computador.

Atividade 6 – Processadores de nova geração: Trata-se de uma atividade essencial para a compreenção das funções dos novos processadores. Apresenta o conceito de memória cache e sua importância no desempenho final da CPU. O aluno também aprende o que são processadores de múltiplos núcleos.

Atividade 7 – Processadores e suas tecnologias: Os processadores de novas geração possuem muitas tecnologias que não existiam em processadores mais antigos. Esta atividade apresenta as tecnologias Hyper-threading, Turbo Boost e Turbo Core. Também trata do sistema de refrigeração.

Atividade 8 – Montagem: processadores: Trata-se de uma atividade prática onde o aluno é apresentado aos conceitos envolvidos na montagem do processador na placa-mãe. Também reconhece a importância de se utilizar um sistema de refrigeração adequado. O aluno aprende a conectar processadores com soquetes diferentes e a realizar a montagem de seus respectivos coolers. No final, são apresentados alguns programas que auxiliam o técnico que trabalha com montagem e manutenção a obter informações detalhadas a respeito do processador, inclusive de sua temperatura de trabalho.

TRANSFORME SUA CARREIRA OU SEU NEGÓCIO!

São mais de 1 milhão de alunos qualificados e mais de 800 licenciados!