Seu papel é muito abrangente, pois administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.
É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais a qualidade de seus serviços e produtos, e a logística é uma parte importante para que isso ocorra.
O mercado nacional e internacional tem necessidade de profissionais qualificados na área e a procura por pessoas com esse perfil é grande.
Carga horária média: 14 horas.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para esse curso. Sugere-se ter ensino médio completo (não obrigatório).
A quem se destina: Destina-se especialmente para estudantes e profissionais de administração e demais interessados nesta área.
Objetivo: O objetivo do curso livre de logística empresarial é fornecer uma base de conhecimentos teóricos e práticos. Entretanto, o que fará de você um profissional excelente e realizado com a profissão escolhida, será sua determinação e interesse em manter-se atualizado com as novidades do mercado global.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.
Atividade 1 - Logística, afinal o que é? : Nesta introdução será estudada a definição de logística, e como as atividades empresariais dependem da logística. Veremos também porque os processos logísticos devem ser integrados e por fim veremos algumas vertentes da logística.
Atividade 2 – O alcance da logística: O aluno ficará motivado por ver as vantagens de estudar logística. Ficará sabendo qual a definição de logística empresarial, e como ela pode ser aplicada no comércio e no e-commerce.
Atividade 3 – Atividades primárias e de apoio: Nessa atividade o aluno aprenderá por que algumas atividades logísticas são chamadas primárias e outras são chamadas de apoio. Falaremos um pouco também sobre os custos de aplicar processos logísticos nas atividades empresariais.
Atividade 4 – Logística de transporte: Será que logística é apenas transporte? Essa atividade deixará claro o papel do transporte na logística. Aprenderemos sobre os diferentes modais de transporte, bem como as funções e valores das embalagens na logística.
Atividade 5 – Logística de estoques: O aluno verá a diferença entre estoque e armazém. Também ficará sabendo quais são as funções de um armazém, e como gerenciar um estoque.
Atividade 6 – Logística do processamento de pedidos: Tudo sobre TI: O que significam essas siglas? Gastos com TI são despesas ou são investimentos? Quais as vantagens da aplicação da TI ao longo do ciclo do pedido? E Para finalizar, falaremos um pouco sobre o profissional de TI.
Atividade 7 – A logística e as áreas administrativas: O aluno aprenderá que sucesso empresarial é quando existe parceria entre todos os setores. Falaremos sobre o relacionamento da logística com o marketing, com o setor financeiro, com o setor de produção e com a gestão de recursos humanos.
Atividade 8 – Distribuição física e administração de materiais: O aluno aprenderá o conceito de distribuição física, administração de materiais, suprimentos, e qual o papel do profissional da administração de materiais.
Atividade 9 – Ramos e atuações da logística: Será que toda empresa ou organização de alguma forma aplica processos ou conceitos de logística? O que é uma Supply Chain? O que são sistemas de informação? Como são usados os indicadores de desempenho. Falaremos sobre tudo isso nessa atividade.
Atividade 10 – Setor de compras e PCP: Nessa última atividade falaremos sobre como o setor de compras depende da aplicação de processos logísticos. E o que significa as siglas PCP? Finalizaremos essa atividade falando um pouco do que se exige de um bom profissional de logística.