Seu papel é muito abrangente, pois através da programação, tanto na linguagem Java ou como outra linguagem de programação, é possível resolver diversos problemas para facilitar no dia-a-dia do mercado de trabalho.
É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais facilidade, manuseio e rapidez no gerenciamento de seus recursos através de sistemas específicos.
O mercado nacional e internacional tem necessidade de profissionais qualificados na área e a procura por pessoas com esse perfil é grande.
Carga horária média: 20 horas.
Pré-requisitos: Sugere-se ter ensino médio completo (não obrigatório), e ter feito o Windows.
A quem se destina: Destina-se especialmente para estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação e interessados nesta área.
Objetivo: O objetivo do curso livre de Lógica + Java é fornecer uma base de conhecimentos teóricos e práticos.Entretanto, o que fará de você um profissional excelente e realizado com a profissão escolhida, será sua determinação e interesse em manter-se atualizado com as novidades no mundo da programação.
Atividade 1 - Funcionamento do Computador e Introdução: Nesta atividade será estudado o funcionamento do computador, definição de lógica e java, e como as atividades empresariais dependem da programação para atender aos diversos tipos de clientes.
Atividade 2 – Introdução a Lógica de Programação: O aluno ficará motivado por ver as vantagens de estudar a lógica. Ficará sabendo qual a definição de lógica de programação, e como ela pode ser aplicada em seu dia-a-dia.
Atividade 3 – Tipos de Dados: Nessa atividade o aluno aprenderá todos os tipos de dados possíveis que o computador suporta, e como esses dados são armazenados e utilizados em todo o sistema.
Atividade 4 – Operadores e Expressões Matemáticas: Essa atividade deixará claro que até mesmo na programação, no desenvolvimento de algum sistema utilizamos a matemática, seus operadores e expressões.
Atividade 5 – Entrada e Saída de Dados: O aluno verá a diferença entre Entrada e Saída de dados, e como são importantes utilizar esses recursos primitivos no desenvolvimento da lógica de programação e na linguagem Java.
Atividade 6 – Controle de Fluxo: Nesta atividade o aluno irá aprender todos os tipos de estruturas de controle de fluxo de execução de um algoritmo e como eles podem deixar nossos algoritmos menores.
Atividade 7 – O comando SWITCH em Java: Continuando o conteúdo da atividade anterior, sobre controle de fluxo de execução, nesta atividade o aluno irá aprender como utilizar o comando SWITCH, mais um tipo de estrutura de controle de fluxo de execução disponível na linguagem Java.
Atividade 8 – Vetores e Matrizes: O aluno irá estudar sobre Vetores e Matrizes, que assim como na matemática, os vetores e matrizes conhecidos como Array's nas linguagens de programação, são muito utilizados no desenvolvimento de um algoritmo.
Atividade 9 – Funções, Métodos e Procedimentos: Nessa atividade o aluno irá aprender o que são os subalgoritmos, como criá-los e como deixar um algoritmo mais organizado e com uma funcionalidade maior, através da criação de funções, métodos, procedimentos, subrotinas, todos esses termos que são ligados a palavra subalgoritmo na programação.