MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E REDES

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E REDES
Este curso abordará
Este curso é um pacote composto por vários cursos ligados à área de Hardware. O aluno irá aprender a montar, configurar e consertar um computador, além de montar e configurar um rede de computadores.

Neste curso o aluno irá aprender
  • MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE COMPUTADORES E REDES - MÓDULO I (MMCR1)
  • MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE COMPUTADORES E REDES - MÓDULO II (MMCR2)
  • CONFIGURAÇÃO DE PLACAS E INSTALAÇÃO DO S.O (MMCR3)
  • ENTENDENDO E CONFIGURANDO REDES DE COMPUTADORES (MMCR4)
Ficha Técnica:

Carga horária média: 46 horas.

Pré-requisitos: Ter conhecimento informática básica.

A quem se destina: Pessoas de qualquer profissão e de qualquer idade que desejam aprender ou aperfeiçoar o seu conhecimento em hardware e redes de computadores.

Objetivo: O objetivo do curso é formar o aluno com qualificações em hardware e redes de computadores para realizar manutenções, montagens, configurações, remoção e instalação de peças e softwares. Com este curso ele poderá também diagnosticar e solucionar problemas que surgem em um computador, poderá também executar e montar redes de computadores desde o cabeamento até a configuração dos componentes da rede.

Técnicas didáticas: 4 simuladores e 4 apostilas.

Conteúdo do curso

Atividade 01 – Introdução ao Hardware: Apresenta a história do computador e do sistema operacional e explica a linguagem utilizada pelo computador: linguagem binária.

Atividade 02 – Arquitetura e equipamentos: O aluno passa a conhecer detalhes a respeito da arquitetura de um sistema computacional e tem o primeiro contato com os principais componentes que serão estudados durante todo o decorrer do curso.

Atividade 03 – Montagem: Os primeiros passos: nesta atividade o aluno dá os primeiros passos na montagem de um computador e passa a conhecer as precauções que devem ser tomadas ao dar manutenção em um equipamento.

Atividade 04 – A arquitetura do processador: Esta é a primeira atividade que trata de processadores. O aluno aprende o que é clock e conhece a importância da arquitetura de um processador. Ele aprende que não é apenas o clock o responsável pelo desempenho final do processador.

Atividade 05 – Processador e Chipset: Apresenta os principais componentes de uma placa-mãe. Demonstra as diferenças entre a arquitetura de processadores e chipsets antigos e os de nova geração. O aluno passa a conhecer o trajeto percorrido pela informação manipulada em um omputador.

Atividade 06 – Processadores de nova geração: Trata-se de uma atividade essencial para a compreensão das funções dos novos processadores. Apresenta o conceito de memória cache e sua importância no desempenho final da CPU. O aluno também aprende o que são processadores de últiplos núcleos.

Atividade 07 – Processadores e suas tecnologias: Os processadores de novas geração possuem muitas tecnologias que não existiam em processadores mais antigos. Esta atividade apresenta as tecnologias Hyper-threading, Turbo Boost e Turbo Core. Também trata do sistema de refrigeração.

Atividade 08 – Montagem: processadores: Trata-se de uma atividade prática onde o aluno é apresentado aos conceitos envolvidos na montagem do processador na placa-mãe. Também reconhece a importância de se utilizar um sistema de refrigeração adequado. O aluno aprende a conectar processadores com soquetes diferentes e a realizar a montagem de seus respectivos coolers. No final, são apresentados alguns programas que auxiliam o técnico que trabalha com montagem e manutenção a obter informações detalhadas a respeito do processador, inclusive de sua temperatura de trabalho.

Atividade 01 – Conhecendo a memória: Nessa atividade o aluno conhece diversos tipos de memórias, suas características e seu funcionamento.

Atividade 02 – Módulos de memória: Com a evolução em ritmo acelerado proposto pela indústria de equipamentos eletrônicos, foram surgindo diferentes tipos de módulos de memória. Nessa atividade o aluno conhece esses módulos e como devem ser montados.

Atividade 03 – Tecnologia das MPs: Na atividade anterior o aluno estuda as diferenças físicas de uma memória principal, ou seja, quantidade de vias, tamanho do módulo, chip utilizado, etc. Nessa atividade são apresentados detalhes importantes que demonstram a diferença de desempenho entre uma memória e outra, tais como, velocidade, tempo de acesso, taxa de transferências, etc.

Atividade 04 – Prática - Memórias: O aluno pratica o que ele aprendeu nas atividades anteriores fazendo a montagem dos módulos de memória na placa-mãe.

Atividade 05 – Discos rígidos – Parte 1: Atividade 06 – Discos rígidos – Parte 2: Apresenta as diferenças de desempenho que pode existir entre discos rígidos e mostra como uma configuração errada pode afetar o funcionamento do computador.

Atividade 07 – Prática – Discos rígidos: O aluno aprende os cuidados que deve ter ao manusear um disco rígido, instalar e configurar corretamente o disco em um computador.

Atividade 08 – Outros dispositivos de armazenamento: Nessa atividade o aluno conhece as principais características de dispositivos como drives de CD e DVD. Aprende a identificar qual a melhor solução para backups de dados e as diferenças técnicas entre os dispositivos.

Atividade 09 – Prática – Outros dispositivos de armazenamento: O aluno pratica a instalação dos drives de CD e DVD.

Atividade 01 – Placa-mãe: Apresenta a placa-mãe e os principais componentes que a formam, tais como: padrões AT, ATX e BTX, slots de expansão, tipos de conectores, etc.

Atividade 02 – Prática – Placa-mãe: O aluno efetua a montagem de uma placa mãe em um gabinete e verifica seu funcionamento.

Atividade 03 – Chipset: Este circuito é tão importante quanto o processador de uma máquina, portanto esta atividade é totalmente dedicada a apresentar as características de um dos componentes que formam a placa-mãe: o chipset.

Atividade 04 – Barramentos: Nesta atividade o aluno conhece os diversos barramentos presentes na placa-mãe e aprende as diferenças técnicas entre eles.

Atividade 05 – Placas de vídeo e Monitores: São mostrados os circuitos que uma placa de vídeo contém para que o aluno tenha condições de avaliar se ela é ou não adequada para um determinado uso do computador.

Atividade 06 – Setup: Muitas configurações importantes do computador que afetam diretamente o seu desempenho são feitas através do Setup. Nesta atividade o aluno aprende a alterar o Setup de forma adequada para extrair o máximo de desempenho do micro.

Atividade 07 – Particionamento e formatação: Dividir o espaço do disco rígido é importante para ter uma opção de backup das informações e para manter os arquivos mais organizados. É isto que é apresentado nesta atividade. O aluno aprende também a efetuar a formatação para preparar o disco para um novo Sistema Operacional.

Atividade 08 – Instalando e configurando o Windows: Para encerrar o curso o aluno aprende a instalar o Sistema Operacional e a efetuar todas as configurações para que ele funcione corretamente.

Atividade 01 – Introdução a Redes: Essa atividade explica o motivo de implementar uma rede de computadores, seu funcionamento, quais os componentes de uma rede, o que é protocolo e apresenta os tipos de redes e suas características.

Atividade 02 – Tipos de redes locais e equipamentos: O aluno passa a conhecer os principais equipamentos e meio físico utilizados em uma rede local.

Atividade 03 – Prática – Instalando a placa de rede: Nesta atividade o aluno dá os primeiros passos na montagem de uma rede, aprende como escolher, instalar e configurar uma placa de rede.

Atividade 04 – Cabeamento e topologia: São apresentadas as principais características dos cabos e das topologias de rede.

Atividade 05 – Prática – Trabalhando com o cabeamento: Nesta atividade o aluno continua os passos para a montagem de uma rede, montando o cabo de par trançado UTP.

Atividade 06 – Prática – Configurando a rede ponto-a-ponto: Até esta atividade o aluno já aprendeu a instalar a placa de rede e a montar um cabo de par trançado para interligar os computadores da rede, agora vai aprender a configurar cada computador conectado a rede.

Atividade 07 – Prática – Compartilhamento de recursos: Nesta atividade o aluno aprenderá a compartilhar um recurso em um computador para que outras estações possam ter acesso a ele.

Atividade 08 – Prática – Compartilhando a Internet: Com a rede local funcionando corretamente e todos os micros com o protocolo TCP/IP instalado, agora o aluno aprenderá como efetuar o compartilhamento da Internet.

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