GESTÃO RURAL

GESTÃO RURAL
Este curso abordará
O curso de Gestão Empresa Rural auxilia o administrador e/ou empreendedor rural, na administração das propriedades rurais nos segmentos de pecuária, agricultura e produção, visando a transformação de seus objetivos empresariais em resultados econômicos e sustentáveis.

Neste curso o aluno irá aprender
  • EXCEL ESSENCIAL
  • CONTABILIDADE
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA
  • DEPARTAMENTO PESSOAL
  • SECRETARIADO
  • EXCEL AVANÇADO
  • LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Ficha Técnica

Carga horária média: 134 horas.

Pré-requisitos: não há pré-requisitos.

A quem se destina: Este curso é destinado a profissionais que desejam conhecer particularidades de uma administração Rural.

Técnicas didáticas: 7 simuladores e 7 apostilas.

Conteúdo do curso

Atividade 01 - Introdução ao Microsoft Excel A apresentação do programa Excel e os primeiros passos na inserção de dados na planilha.

Atividade 02 - Manipulando Planilhas: Conhecendo as guias de planilhas e trabalhando com a edição das linhas e colunas.

Atividade 03 - Sequências e Cálculos: Trabalhando com sequências, o recurso autopreenchimento e o autopreenchimento com cálculos.

Atividade 04 - Formatação: Aplicando formatações às células, incluindo a aplicação de bordas, sombreamento e a cópia de formatos com a ferramenta pincel de formatação.

Atividade 05 - Cópias de Dados: As cópias relativas e absolutas e o gerenciamento de uma lista de dados.

Atividade 06 - Funções: As funções básicas do Excel.

Atividade 07 - Gráficos: Conhecendo, criando e formatando gráficos.

Atividade 08 - Visualização e Impressão: Visualizando e configurando a exibição das planilhas. Conhecendo todo o processo de configuração e realização da impressão da planilha.

Atividade 1 – Introdução a Contabilidade Terá uma introdução nos seguintes temas: conceitos e funções da contabilidade, pra quem é feita a contabilidade, aplicações, o profissional contábil, pilares da contabilidade, técnicas contábeis, utilidade formal da escrituração contábil e sobre os tipos de empresa.

Atividade 2 – Definição de Patrimônio Apresentar ao aluno definições sobre: as primeiras funções da contabilidade, conceito de patrimônio, conceito de bens, conceito de direitos, conceito de obrigações, conceito de patrimônio líquido, conceito de demonstração financeira e período de apresentação das demonstrações financeiras.

Atividade 3: Introdução ao Balanço Patrimonial Nesta atividade o aluno terá conhecimento sobre as Primeiras Noções de Balanço Patrimonial, Conceito de Ativo, Conceito de Passivo, O grupo Patrimônio Liquido.

Atividade 4: Operações de Contas do Balanço Patrimonial Passar para o aluno a influência norte americana sobre a contabilidade brasileira, equações básicas, conceitos de despesas, receitas, resultado e demonstrar a influencia dos resultados entre as despesas e receitas.

Atividade 5: Contabilização das Contas de Balanço Vamos apresentar nesta atividade sobre: registro das contas, lançamentos, livros contábeis, como documentar transações, razonetes ou contas T e razão auxiliar ou razonete.

Atividade 6: O débito e o credito, livro diário x livro razão Apresenta ao aluno, conceitos de debito e credito, saldo das contas, métodos das partidas dobradas, sequencia dos lançamentos contábeis, livro razão e diário, e formulas de lançamentos diários.

Atividade 7: Balanço Patrimonial – Grupo de Contas e Plano de Contas O aluno estudará nesta atividade sobre balanço patrimonial onde abrange vários sobre o assunto, eles são: as três divisões do ativo e passivo, conceito de longo e curto prazo na contabilidade, grupos do ativo e do passivo, deduções do ativo e do patrimônio líquido, plano de contas, composição e simplificado do plano de contas, adequar plano de contas a outras atividades, conta sintética e conta analíticas.

Atividade 8: CVM e Conciliando as Contas Será exposto ao aluno o que é CVM e Conciliando contas, passando por vario temas como compra e vendas de mercadorias devolução de mercadorias ICMS sobre compras e vendas e balancete de verificação.

Atividade 9: Transformando Balancetes em Demonstrações Financeiras e Contabilizando as Despesas Se colocara em vista do aluno de como transformar balancetes em demonstrações financeiras ajudando a empresa saber de sua situação. Será falado nesta atividade assuntos como apurações de resultados e despesas.

Atividade 10: A DRE Nesta atividade iremos falar a fundo sobre DRE começando por conceitos básicos, detalhes de informações da DRE até como apurar lucro antes e depois do Imposto de Renda.

Atividade 1: Introdução à matemática financeira Apresentar os conceitos iniciais e termos financeiros que serão utilizados durante todo o curso. Demonstrar a importância do conhecimento da matemática financeira como uma ferramenta que auxilia a administração do dinheiro.

Atividade 2: Porcentagem, HP12C e fluxo de caixa Demonstrar o funcionamento da calculadora HP 12C e ensinar a trabalhar com porcentagem e fluxo de caixa. Todos esses recursos serão empregados durante o estudo das outras atividades.

Atividade 3: Regimes de capitalização/juros simples Esta atividade conceitua o regime de capitalização simples e apresenta as fórmulas e os elementos envolvidos nas operações de juros simples.

Atividade 4: Juros compostos No Brasil, o regime de juros compostos é utilizado na maior parte das operações financeiras. Esta
atividade apresenta os cálculos envolvidos neste regime. O aluno aprende a utilizar a calculadora HP12C e o Microsoft Excel para calcular valor futuro, valor presente, taxa, período e juros.

Atividade 5: Taxas Muitas operações financeiras trabalham com diversas taxas. Esta atividade apresenta algumas das
taxas mais utilizadas no sistema financeiro: taxas proporcionais, equivalentes, nominal, efetiva, over, acumulada, real e média.

Atividade 6: Desconto simples Apresenta o conceito e exemplos de títulos de crédito e ainda uma operação muito utilizada pelas
empresas para realizar a antecipação de recursos financeiros: o desconto simples. Este recurso é utilizado para descontar títulos com vencimentos em curto e médio prazo. São descritos os dois tipos de descontos simples: racional, ou por dentro, e bancário, comercial, ou por fora.

Atividade 7: Desconto composto Também empregado com o intuito de antecipação de recursos financeiros, esta atividade apresenta
o desconto composto. Este recurso é utilizado quando se deseja descontar títulos com vencimentos em longo prazo. São descritos os dois tipos de descontos composto: racional, ou por dentro, e bancário, comercial, ou por fora.

Atividade 1 - Departamento Pessoal x Recursos Humanos Durante esta atividades serão mostradas a organização de um setor de departamento pessoal e de recursos humanos e as principais diferenças entre estes dois setores dentro da organização. Também será visto as principais considerações a se tomar durante o recrutamento de um empregado e quais os meios mais usados para realizar um recrutamento. Depois de feito o recrutamento é feito a seleção de pessoal, nesta parte do curso o aluno observará os meios utilizados para se selecionar um bom candidato.

Atividade 2 - As Lei da regulamentação do Trabalho – CLT Esta atividade tem como objetivo mostrar como foi introduzida a legislação trabalhista e o seu objetivo. São mostrados também os principais tipos de contratação de empregados e suas principais características.

Atividade 3 - A Documentação para Admissão e outras Obrigações Legais Esta atividade mostrará quais os procedimentos adotados para a admissão de um funcionário, quais os documentos necessários e como proceder ao registro do empregado.

Atividade 4 - A Jornada de Trabalho e a Folha de Pagamento Esta atividade apresenta a definição da jornada de trabalho, como ela pode ser dividida, como a legislação a encara e os cuidados a serem tomados ao se definir a jornada de trabalho de um empregado. O aluno também conhecerá a folha de pagamento e os itens que a compõem.
Atividade 5 - A Hora Extra e a Hora Noturna Nesta atividade o aluno irá conhecer as horas adicionais da jornada de trabalho, as extras e noturnas e como calculá-las.

Atividade 6 - O deposito do FGTS e o FGTS na Rescisão Esta atividade mostra como foi introduzido o FGTS e como era antes de se tornar o regime obrigatório. É ensinado a realizar os cálculos do FGTS mensal e na rescisão.

Atividade 7 - Os Descontos na Folha de Pagamento Esta atividade apresenta os descontos em folha permitidos por lei e como devem ser calculados.

Atividade 8 - As Férias e seus Cálculos Esta atividade mostra como são encaradas as férias segundo a legislação, como efetuar o cálculo do período, bem como a remuneração das férias e os cuidados a se tomar no cálculo das férias e dos períodos.

Atividade 9 - O Décimo 3º Salário e outros Adicionais Nesta atividade o aluno conhecerá o 13º salário, como deverá ser seu cálculo e datas de pagamentos, também conhecerá outros adicionais que fazem parte da remuneração.

Atividade 10 - A rescisão do Contrato e seus cálculos Como o próprio título já diz, é apresentado como se proceder na rescisão contratual de um empregado, os cálculos a serem feitos e os procedimentos tomados na rescisão.

Atividade 01 - A Automatização do Secretariado: Nesta atividade inicial, curta e teórica, o aluno aprende o que as empresas esperam de uma boa secretária, ou um bom secretário, como ter sucesso nesta profissão, e o que é necessário para ser contratado para a área de secretariado.

Atividade 02 - Montando Cartas: Esta atividade ensina a criar papel timbrado, marca d’água, envelopes, margens do papel e disposição do documento na página.

Atividade 03 - Modelo de Carta Comercial: Esta atividade apresenta os conceitos sobre criação de cartas comerciais, parte por parte, inclusive de cartas de cobrança, com vários modelos de cartas comerciais e de cobrança.

Atividade 04 - Mala Direta: Uma das atividades mais esperadas do curso, é onde o aluno aprende a enviar mala direta para os clientes e fornecedores da empresa, e também a preencher envelopes para a mala direta. Como matéria complementar e teórica, temos os conceitos sobre a escrita correta de numerais em cartas.

Atividade 05 - Documentos e Outros - Parte 1: Nesta atividade o aluno aprende a criar passo a passo: Requerimentos, Ofícios, Memorandos com vários modelos de cada um deles.

Atividade 1 - Introdução ao Microsoft Office Excel Avançado: o aluno terá uma breve introdução ao ambiente de trabalho do Excel. Além disso, aprenderá a nomear células ou intervalos, inserir e gerenciar comentários e proteger os dados da planilha.

Atividade 2 Importando Dados: o aluno terá noções de banco de dados e a importar dados externos para o Excel.

Atividade 3 – Limitando a Exibição de Dados: o aluno aprenderá a validar dados, utilizar a formatação condicional e gerenciar as regras desta e por fim, filtrar e classificar dados.

Atividade 4 – Analisando Dados com Tabela Dinâmica – Parte I: nesta primeira parte o aluno vai aprender a criar uma Tabela Dinâmica básica e formatá-la.

Atividade 5 – Analisando Dados com Tabela Dinâmica – Parte II: nesta segunda parte da criação de Tabelas Dinâmicas o aluno vai se aprofundar nos recursos que podem ser utilizados com a mesma.

Atividade 6 – Fórmulas e Funções – Parte I: nesta primeira parte abordaremos o trabalho de link de outras pastas em funções, tipos de erros e auditoria em fórmulas e iremos ver com mais detalhes as funções de Lógica e Procura e Referência.

Atividade 7 – Fórmulas e Funções – Parte II: nesta última atividade sobre funções o aluno aprenderá a utilizar funções muito úteis para cálculos mais complexos.

Atividade 8 – Simulações e Análises de Valores: nesta atividade o aluno utilizará recursos para testes de hipóteses para tomar decisões, tais como Cenários, onde ele poderá prever vários resultados de cálculos, Atingir Meta para quando se conhece o resultado desejado de uma fórmula única, mas não conhece o valor de entrada que a fórmula precisa para determinar o resultado e por fim o Solver, onde se pode encontrar um valor ideal (máximo ou mínimo) para uma fórmula em uma célula.

Atividade 9 – Introdução a Macros e VBA: o aluno vai aprender nesta atividade a criar uma macro, que é um pequeno programa que contém uma lista de instruções a realizar no Excel. Também terá uma introdução a linguagem VBA onde poderá ver como se cria uma macro mais sofisticada.

Atividade 01 – Logística, afinal o que é? Nesta introdução será estudada a definição de logística, e como as atividades empresariais dependem da logística. Veremos também porque os processos logísticos devem ser integrados e por fim veremos algumas vertentes da logística.

Atividade 02 – O alcance da logística: O aluno ficará motivado por ver as vantagens de estudar logística. Ficará sabendo qual a definição de logística empresarial, e como ela pode ser aplicada no comércio e no e-commerce.

Atividade 03 – Atividades primárias e de apoio: Nessa atividade o aluno aprenderá por que algumas atividades logísticas são chamadas primárias e outras são chamadas de apoio. Falaremos um pouco também sobre os custos de aplicar processos logísticos nas atividades empresariais.

Atividade 04 – Logística de transporte: Será que logística é apenas transporte? Essa atividade deixará claro o papel do transporte na logística. Aprenderemos sobre os diferentes modais de transporte, bem como as funções e valores das embalagens na logística.

Atividade 05 – Logística de estoques: O aluno verá a diferença entre estoque e armazém. Também ficará sabendo quais são as funções de um armazém, e como gerenciar um estoque.

Atividade 06 – Logística do processamento de pedidos: Tudo sobre TI: O que significam essas siglas? Gastos com TI são despesas ou são investimentos? Quais as vantagens da aplicação da TI ao longo do ciclo do pedido? E Para finalizar, falaremos um pouco sobre o profissional de TI.

Atividade 07 – A logística e as áreas administrativas: O aluno aprenderá que sucesso empresarial é quando existe parceria entre todos os setores. Falaremos sobre o relacionamento da logística com o marketing, com o setor financeiro, com o setor de produção e com a gestão de recursos humanos.

Atividade 08 – Distribuição física e administração de materiais: O aluno aprenderá o conceito de distribuição física, administração de materiais, suprimentos, e qual o papel do profissional da administração de materiais.

Atividade 09 – Ramos e atuações da logística: Será que toda empresa ou organização de alguma forma aplica processos ou conceitos de logística? O que é uma Supply Chain? O que são sistemas de informação? Como são usados os indicadores de desempenho. Falaremos sobre tudo isso nessa atividade.

Atividade 10 – Setor de compras e PCP: Nessa última atividade falaremos sobre como o setor de compras depende da aplicação de processos logísticos. E o que significa as siglas PCP? Finalizaremos essa atividade falando um pouco do que se exige de um bom profissional de logística.

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