GESTÃO EMPRESARIAL

GESTÃO EMPRESARIAL
Este curso abordará
Um profissional qualificado em gestão empresarial atua no planejamento de atividades e recursos, na organização do trabalho e na gestão de pessoas - quem é responsável por determinada função, como deve ser o desempenho etc. Controla as atividades e monitora o cumprimento das tarefas. O profissional precisa ter a visão de uma empresa como um todo e este curso lhe proporcionará isso.

Neste curso o aluno irá aprender
  • CRIAÇÃO DE EMPRESAS
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA
  • LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Ficha Técnica:

Carga horária média: 44 horas.

Pré-requisitos: não há pré-requisitos.

A quem se destina: Pessoas de qualquer profissão e de qualquer idade que desejam aprender ou aperfeiçoar técnicas na área de administração de empresas.

Objetivo: O objetivo do curso de Gestão Empresarial é apresentar os pilares da gestão de uma empresa, trabalhando tanto técnicas consagradas como aquelas emergentes da área de administração de empresas.

Técnicas didáticas: 3 simuladores e 3 apostilas.

Conteúdo do curso de Gestão Empresarial

Atividade 1 - Ideias criativas, ótimos negócios Esta é uma aula para reflexão, onde o aluno vai avaliar quais são os benefícios de ter seu próprio negócio, quanto tempo dedicar a ele e quais as habilidades necessárias para o bom empresário. Além disso, esta atividade ajudará aqueles que desejam ser empresários, mas ainda não tiveram uma boa ideia de negócios.

Atividade 2 - Plano de Negócios O aluno aprenderá a montar um Plano de Negócios, com suas particularidades principais.

Atividade 3 - O capital Nesta aula o aluno aprende como conseguir capital para abrir sua empresa e quais são os tipos de empréstimos.

Atividade 4 - Formalizando o negócio Nesta aula sobre a formalização do negócio, o aluno aprende sobre vários assuntos relacionados a isso: a escolha de um sócio, a empresa familiar, os tipos diferentes de empresas e os impostos.

Atividade 5 - Contabilidade e fluxo de caixa Aqui o aluno aprende sobre a contabilidade da empresa, como escolher um bom contador e como montar um fluxo de caixa simples.

Atividade 6 - Localização e aluguel Esta é uma aula de máxima importância, pois aqui o aluno aprende a escolher o local ideal para instalar sua empresa, aprende sobre contratos de aluguel e sobre montar a empresa em sua própria casa.

Atividade 7 - Comprando uma empresa ou franquia Na última aula o aluno avalia as vantagens e desvantagens de comprar uma empresa já montada, e de comprar uma franquia.

Atividade 1: Introdução à matemática financeira Apresentar os conceitos iniciais e termos financeiros que serão utilizados durante todo o curso. Demonstrar a importância do conhecimento da matemática financeira como uma ferramenta que auxilia a administração do dinheiro.

Atividade 2: Porcentagem, HP12C e fluxo de caixa Demonstrar o funcionamento da calculadora HP 12C e ensinar a trabalhar com porcentagem e fluxo de caixa. Todos esses recursos serão empregados durante o estudo das outras atividades.

Atividade 3: Regimes de capitalização/juros simples Esta atividade conceitua o regime de capitalização simples e apresenta as fórmulas e os elementos envolvidos nas operações de juros simples.

Atividade 4: Juros compostos No Brasil, o regime de juros compostos é utilizado na maior parte das operações financeiras. Esta
atividade apresenta os cálculos envolvidos neste regime. O aluno aprende a utilizar a calculadora HP12C e o Microsoft Excel para calcular valor futuro, valor presente, taxa, período e juros.

Atividade 5: Taxas Muitas operações financeiras trabalham com diversas taxas. Esta atividade apresenta algumas das
taxas mais utilizadas no sistema financeiro: taxas proporcionais, equivalentes, nominal, efetiva, over, acumulada, real e média.

Atividade 6: Desconto simples Apresenta o conceito e exemplos de títulos de crédito e ainda uma operação muito utilizada pelas
empresas para realizar a antecipação de recursos financeiros: o desconto simples. Este recurso é utilizado para descontar títulos com vencimentos em curto e médio prazo. São descritos os dois tipos de descontos simples: racional, ou por dentro, e bancário, comercial, ou por fora.

Atividade 7: Desconto composto Também empregado com o intuito de antecipação de recursos financeiros, esta atividade apresenta
o desconto composto. Este recurso é utilizado quando se deseja descontar títulos com vencimentos em longo prazo. São descritos os dois tipos de descontos composto: racional, ou por dentro, e bancário, comercial, ou por fora.

Atividade 01 – Logística, afinal o que é? Nesta introdução será estudada a definição de logística, e como as atividades empresariais dependem da logística. Veremos também porque os processos logísticos devem ser integrados e por fim veremos algumas vertentes da logística.

Atividade 02 – O alcance da logística: O aluno ficará motivado por ver as vantagens de estudar logística. Ficará sabendo qual a definição de logística empresarial, e como ela pode ser aplicada no comércio e no e-commerce.

Atividade 03 – Atividades primárias e de apoio: Nessa atividade o aluno aprenderá por que algumas atividades logísticas são chamadas primárias e outras são chamadas de apoio. Falaremos um pouco também sobre os custos de aplicar processos logísticos nas atividades empresariais.

Atividade 04 – Logística de transporte: Será que logística é apenas transporte? Essa atividade deixará claro o papel do transporte na logística. Aprenderemos sobre os diferentes modais de transporte, bem como as funções e valores das embalagens na logística.

Atividade 05 – Logística de estoques: O aluno verá a diferença entre estoque e armazém. Também ficará sabendo quais são as funções de um armazém, e como gerenciar um estoque.

Atividade 06 – Logística do processamento de pedidos: Tudo sobre TI: O que significam essas siglas? Gastos com TI são despesas ou são investimentos? Quais as vantagens da aplicação da TI ao longo do ciclo do pedido? E Para finalizar, falaremos um pouco sobre o profissional de TI.

Atividade 07 – A logística e as áreas administrativas: O aluno aprenderá que sucesso empresarial é quando existe parceria entre todos os setores. Falaremos sobre o relacionamento da logística com o marketing, com o setor financeiro, com o setor de produção e com a gestão de recursos humanos.

Atividade 08 – Distribuição física e administração de materiais: O aluno aprenderá o conceito de distribuição física, administração de materiais, suprimentos, e qual o papel do profissional da administração de materiais.

Atividade 09 – Ramos e atuações da logística: Será que toda empresa ou organização de alguma forma aplica processos ou conceitos de logística? O que é uma Supply Chain? O que são sistemas de informação? Como são usados os indicadores de desempenho. Falaremos sobre tudo isso nessa atividade.

Atividade 10 – Setor de compras e PCP: Nessa última atividade falaremos sobre como o setor de compras depende da aplicação de processos logísticos. E o que significa as siglas PCP? Finalizaremos essa atividade falando um pouco do que se exige de um bom profissional de logística.

TRANSFORME SUA CARREIRA OU SEU NEGÓCIO!

São mais de 1 milhão de alunos qualificados e mais de 800 licenciados!