GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Este curso abordará:
O curso de Gerenciamento de Projetos com MS Project foi desenvolvido pensando nas reais necessidades do aluno que tem como objetivo compreender as práticas de gestão de projetos e técnicas de liderança. Além disso, o aluno aprenderá a utilizar uma valiosa ferramenta para gestão de projetos: o MS Project 2013.

Neste curso o aluno será o gerente de todos projetos que serão apresentados: ele irá criar o planejamento dos projetos, aprenderá a controlar sua execução (solucionando problemas e tomando medidas preventivas e corretivas) e ainda irá aprender como entregar o resultado final do projeto e finalizá-lo corretamente.

Os projetos de exemplo são muito bem elaborados e atuais, pensando nas exigências do dinâmico mercado de trabalho atual, que busca cada vez mais diferenciação na produção e inovação.

Ficha Técnica:

Carga horária média: 30 horas.

Pré-requisitos: Possuir conhecimento básico em Windows, Word e Excel.

A quem se destina: A todas as pessoas que se interessem em obter conhecimentos na área de gestão de Projetos, liderança e/ou com interesse em aprender a utilizar o software Project.

Objetivo: Transformar nossos alunos em pessoas aptas a lidar com rotinas de gestão de projetos. Tudo isso usando os recursos e ferramentas oferecidos pelo Project 2013 e técnicas de gestão e liderança, que são enfatizadas durante todo o curso.

Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.

Conteúdo - Gerenciamento de Projetos com MS Project

Atividade 01 - Introdução - Entendendo os Projetos: Nesta primeira atividade introdutória é apresentado o que é um projeto e o gerenciamento de projetos, os termos usados na área de gerenciamento, o Triângulo das Restrições e os aspectos básicos do Microsoft Project.

Atividade 02 - Introdução - Entendendo o Gerenciamento de Projetos: O aluno conhecerá o que é PMI e PMBOK, as características e habilidades de um Gerente de Projeto, as características de um projeto bem-sucedido, o ciclo de vida de um projeto e as Configurações iniciais básicas do Project.

Atividade 03 - Planejamento - Iniciando a Criação do Projeto: O aluno aprenderá sobre a EAP e como elaborá-la, aprenderá a cadastrar as tarefas no Project 2013 e a realizar algumas ações sobre elas.

Atividade 04 - Planejamento - O Pool de Recursos: O conteúdo dessa atividade será: o processo de planejamento no Project, a criação do Pool de Recursos para múltiplos projetos, a criação de um calendário de recursos, a definição de recursos e como cadastrá-los e os custos.

Atividade 05 - Planejamento - O Pool de Recursos: Nesta atividade o aluno conhecerá as partes interessadas (stakeholders) do projeto, a Influência da estrutura organizacional nas equipes, além de uma bagagem sobre o perfil do líder e como criar e estruturar corretamente a equipe do projeto. No final, é ensinado sobre as durações e os tipos de tarefas.

Atividade 06 - Planejamento - Calendários, Dependências e Restrições: Será ensinado como definir as relações de dependências entre as tarefas, como indicar calendários para as tarefas e inserir restrições às tarefas, além dos conceitos de Lag (latência/espera/folga/atraso).

Atividade 07 - Planejamento - Atribuindo os Recursos e Marcos: O aluno aprenderá sobre a utilização de recursos, associação do projeto ao pool de recursos, atribuição de recursos a uma tarefa, definição e inserção de Marcos e sequenciamento das tarefas com o mouse.

Atividade 08 - Planejamento - Visualizando Informações: O conteúdo dessa atividade será:
Visualização do projeto, o Gráfico de Gantt, suas formatações e escala de tempo, a linha do tempo e suas personalizações.

Atividade 09 - Planejamento - Rede PERT/CPM: O aluno conhecerá a técnica de planejamento utilizando a rede PERT/CPM e o modo de exibição Diagrama de Rede no Project.

Atividade 10 - Planejamento - Tabelas: Estudo sobre as tabelas presentes no Microsoft Project e como criar suas próprias tabelas e personalizá-las.

Atividade 11: Planejamento - Solucionando Conflitos de Recursos: Os tópicos desta atividade são: Identificação as supera locações de recursos, solucionando-as administrativamente, determinação de prioridades e a utilização do nivelamento de recursos do Project.

Atividade 12: Planejamento - A Linha de Base: O aluno aprenderá sobre metas, Linha de Base e sua importância, definição de múltiplas linhas de base, indicadores gráficos e criação de campos personalizados.

Atividade 13 - Monitoramento e Controle - A Etapa de Controle: O conteúdo dessa atividade será a descrição de “controle”, a metodologia do controle em softwares de gerenciamento, custos, filtro de dados, compartilhamento de informações com outros softwares e exportação de imagem.

Atividade 14 - Monitoramento e Controle - Impressão e Relatórios: Nesta atividade são explorados a impressão de um modo de exibição e como configurá-la corretamente, os relatórios padrão do Project e como personalizar relatórios próprios.

Atividade 15 – Encerramento - Fase de encerramento do projeto: Nesta última atividade, inicialmente há uma introdução sobre a fase de encerramento e os processos 4.6 – Encerrar o Projeto ou Fase e 12.4 – Encerrar as Aquisições, do guia PMBoK, são estudados. São apresentados conceitos e aspectos de encerramento de contratos junto a um Fluxograma didático da Fase de Encerramento do Projeto.

TRANSFORME SUA CARREIRA OU SEU NEGÓCIO!

São mais de 1 milhão de alunos qualificados e mais de 800 licenciados!