- PHOTOSHOP
- ILLUSTRATOR
Carga horária média: 39 horas.
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.
A quem se destina: Destina-se a todas as pessoas independentemente da idade ou profissão.
Objetivo: Objetivo principal é preparar o aluno para usufruir com facilidade das ferramentas e recursos do softwares abordados no curso e apresentar com excelência suas artes ao público.
Técnicas didáticas: 2 simuladores e 2 apostilas.
Atividade 02 – Criando e Salvando Arquivos: Será ensinado como criar novos arquivos e configurar as opções de cada uma das caixas de diálogo que serão exibidas no decorrer destas criações. Também será ensinado como salvar corretamente estes arquivos e sobre as extensões que o programa oferece.
Atividade 03 – Camadas, Canais e Máscaras: O aluno aprenderá a manipular as camadas que contém em um arquivo como alterar seus nomes, mudar a ordem das mesmas, criar novas camadas e conhecer sua importância no decorrer da atividade. Também será ensinado como manipular as imagens através dos canais e máscaras.
Atividade 04 – Ferramentas de Desenho e Pintura: O conteúdo dessa atividade será: carregar pincéis salvos no computador, a redefini-los de forma que o programa fique apenas com seus pincéis padrão, testar alguns destes pincéis alterado por tamanhos, será ensinado também a usar as ferramentas de pintura como Lata de Tinta e o Degradê e como utilizá-los em imagens prontas.
Atividade 05 – Ferramenta de Seleção: Nesta atividade o aluno aprenderá a fazer seleção de imagens utilizando diversas ferramentas para esta finalidade e sua importância na hora de trabalha com ela e com os demais recursos que o programa oferece.
Atividade 06 – Criação de Textos e Estilos de Camadas: Será ensinado como inserir textos em imagens prontas e a fazer alterações neste texto como fonte, tamanho, etc. Também será ensinado a criar novos estilos neste texto mudando seu visual e deixando ele com uma aparência completamente nova.
Atividade 07 – Matiz e Saturação, Níveis e Curvas: O aluno aprenderá a alterar a cor, intensidade e a qualidade das cores de uma imagem usando os recursos de níveis, curvas, matiz e saturação e aprender a função de cada uma dessas ferramentas no decorrer da manipulação dessas imagens.
Atividade 08 – Ferramentas de Correção: O conteúdo dessa atividade é ensinar o aluno a como corrigir imperfeições em diversos casos, como restaurar uma foto, eliminar manchas e remover objetos de uma imagem.
Atividade 09 – Modificando Imagens: Nesta atividade o aluno aprenderá a modificar imagens utilizando recursos fáceis de edição como aumentar suas partes, distorcê-la, retirar fundo dentre outras.
Atividade 10 – Conhecendo Filtros e Ações: O aluno aprenderá a criar efeitos nas imagens usando o menu Filtros que pré-estabelece edições já prontas, além de criar ações com a imagem já modificada e as executá-las diretamente em uma pasta com diversas imagens que também deverão ter estes mesmo efeitos, para que não seja necessário abrir todas as imagens desta mesma pasta e adicionar o efeito em cada uma separadamente, criando assim uma automatização.
Atividade 02 – Trabalhando com Formas: Nesta aula o aluno aprenderá desenhar formas, tais como: retângulos, quadrados, elipses, círculos e polígonos.
Atividade 03 – Trabalhando com formas irregulares: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar ferramentas para a criação de formas irregulares e também a copiar cores de uma forma para outra.
Atividade 04 – Criando um Cartão de visita: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um cartão de visita.
Atividade 05 – Criando um Banner: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um banner.
Atividade 06 – Criando um panfleto: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um panfleto de propaganda.
Atividade 07 – Editando formas com pinceis e ferramentas: Nesta atividade o aluno vai aprender a trabalhar com camadas e conhecer os pinceis.
Atividade 08 – Trabalhando com gráficos 3D: Nesta atividade o aluno aprenderá a criar gráficos em três dimensões.
Atividade 09 – Vetorizando imagens: Finalizando o curso, esta última atividade vai ensinar o aluno a transformar uma imagem bitmap em um vetor.