- CORELDRAW
- INDESIGN
- PHOTOSHOP
- ILLUSTRATOR
Carga horária média: 93 horas.
Pré-requisitos: Conhecimentos em informática essencial.
A quem se destina: Destina-se a pessoas que trabalham principalmente com a arte de criar ilustrações, como: um ilustrador gráfico, ilustrador técnico, designer gráfico ou web designer. Destina-se, especialmente, para alunos que também trabalham ou trabalharão no ramo publicitário, etc.
Objetivo: Objetivo principal é transformar o aluno em um ilustrador iniciante, que utiliza os recursos e as ferramentas abordadas no curso para uso pessoal a fim de realizar trabalhos autônomos, ou um profissional da área criando trabalhos específicos para uma grande empresa, o curso oferece ferramentas de fácil utilização e de grande eficiência. Sendo assim, o objetivo deste curso é apresentar para o aluno e treiná-lo a utilizar os principais recursos da arte gráfica.
Técnicas didáticas: 4 simuladores e 4 apostilas.
Atividade 02 – Conhecendo as Ferramentas – Parte I: Nesta aula o aluno conhecerá as terminologias do CorelDRAW, a caixa de ferramentas, desenhará retângulos, quadrados, elipses, círculos e polígonos.
Atividade 03 – Conhecendo as Ferramentas – Parte II: Nesta atividade o aluno aprenderá a desenhar espirais, grades, formas predefinidas, apagar objetos, colorir contornos e preenchimentos, utilizar as ferramentas de linhas, mudar a ordem dos objetos.
Atividade 04 – Operações Básicas: O Aluno aprenderá a realizar operações básicas com arquivos, sobre as propriedades físicas da página de desenho, as propriedades de exibição da página de desenho, os Modos de Visualização e a barra de navegação.
Atividade 05 – Posicionando e Alinhando Objetos: Nesta atividade o aluno aprenderá a manipular as Réguas, as Grades, as Linhas-guia e alinhar os objetos.
Atividade 06 – Transformando os Objetos de Desenho: Entender os objetos; transformar os objetos; conhecer a Ferramenta Transformação e a janela Transformações; alterar a ordem dos objetos; e agrupar e desagrupar os objetos serão conceitos estudados pelo aluno nesta atividade.
Atividade 07 – Colorindo os Objetos de Desenhos – Parte I: Nesta aula serão apresentadas as cores de preenchimento e contorno; os tipos de preenchimento, como o preenchimento uniforme; preenchimento gradiente padrão e preenchimento gradiente personalizado.
Atividade 08 – Colorindo os Objetos de Desenhos – Parte II: O aluno conhecerá os outros tipos de preenchimentos como: o preenchimento de padrão, preenchimento de textura, preenchimento PostScript e o preenchimento Malha de cores; conhecerá a Ferramenta Preenchimento Interativo e aprenderá como copiar cores e atributos de um objeto.
Atividade 09 – Os Contornos e a Mídia Artística: Nesta atividade o aluno aprenderá como aplicar contornos, sobre o efeito Contorno, a trabalhar com as ferramentas Contorno Interativo e Mídia Artística.
Atividade 10 – Os Nós: Os nós e seus controles; os tipos de nós; conversão de formas geométricas em curvas e edição dos seus nós; e a criação de uma ilustração com a ferramenta Mão Livre serão os assuntos abordados nesta atividade.
Atividade 11 – Criando Novas Formas: Nesta atividade o aluno aprenderá a moldar objetos, a utilizar os comandos Verso Menos Frente, Aparar e Interseção, aplicar os efeitos PowerClip, Distorcer e a trabalhar com as ferramentas Faca e Borracha.
Atividade 12 – As Imagens e as Fontes - Parte I: Esta atividade mostrará a função das imagens e das fontes, o aluno aprenderá a importar arquivos, conhecer os tipos de textos, a criar um texto artístico, aplicar o efeito PowerClip em uma imagem, converter um gráfico vetorial em bitmap e um bitmap em vetor, e exportar uma imagem para outro formato.
Atividade 13 – As Imagens e as Fontes - Parte II: Nesta aula o aluno criará um panfleto e um folheto.
Atividade 14 – Os Efeitos: O aluno aprenderá a aplicar efeitos interessantes como, Mistura, Extrusão, a chanfrar uma extrusão, o efeito Lente e por fim aplicar um efeito 3D em texto artístico.
Atividade 15 – O Sistema de Impressão: Para finalizar, nesta última aula o aluno conhecerá o sistema de impressão, como imprimir um trabalho e gerar um PDF do original.
Atividade 02 – Criando Documentos: Será ensinado como criar novos documentos e configurá-los, como por exemplo, tamanho do papel, número de colunas, quantidade de páginas, valores de margem, sangria e espaçador, dentre outros.
Atividade 03 – Guias e Grades: O aluno aprenderá a alinhar textos e objetos através das grades e guias disponíveis para facilitar a organização dos objetos no documento. Ele também aprenderá a criar objetos como formas, tais como: quadrado, retângulo, losango, elipse etc.
Atividade 04 – Páginas-mestre: O conteúdo dessa atividade será: criar rodapés e cabeçalhos através das páginas-mestre, além de numeração das páginas e marcadores de seção
Atividade 05 – Quadro de Texto: Nesta atividade o aluno aprenderá a criar quadros de textos e formatar fontes como: estilo, tamanho, alinhamento, cor (traçado e preenchimento), espaçamento. Além disso, ele poderá manipular as camadas, criar amostras de cores e aplicar efeitos.
Atividade 06 – Importando Textos: Será ensinado como importar textos de outros tipos de documentos, organizá-los na página, inserção de linhas da capitular e encadeamento do texto.
Atividade 07 – Conhecendo Outros Recursos: O aluno aprenderá a localizar e substituir palavras através das ferramentas apropriadas, fazer a verificação ortográfica (automática) do texto, inserir e personalizar marcadores e numeração e também inserir notas de rodapé.
Atividade 08 – Tabulações e Estilos: O conteúdo dessa atividade é ensinar o aluno a criar tabulações para organizar o conteúdo em forma de tabelas assim como, removê-los e alterar sua posição para criar sumários. Aprenderá também a criar estilos de caractere e parágrafo para facilitar a aplicação da formatação dos textos.
Atividade 09 – Utilizando Imagens: Nesta atividade o aluno vai aprender a criar gráficos, alterar estilo, espessura dentre outras formatações do traçado e preenchimento. Ele aprenderá a inserir imagens e diferenciar suas extensões, desempenho de exibição e a organização das mesmas utilizando a paleta Texto em contorno.
Atividade 10 – Criando Tabela: O aluno aprenderá a criar tabelas e organizar textos e objetos dentro das mesmas. Ele aprenderá também a inserir e excluir linhas e colunas, mesclar e formatar células. Verá as funções das ferramentas Conta-gotas e Tema de cor.
Atividade 11 – Modelos de Documentos: Nesta atividade o aluno aprenderá como trabalhar com um modelo pronto e a modificá-lo, criar um arquivo para servir de modelo e salvá-lo neste formato. Ele vai utilizar a Ferramenta Gradiente para criação de efeitos degrade com cores diferentes e cores com tons diferentes.
Atividade 12 – Exportação e Impressão: Nesta atividade o aluno vai aprender a exportar o arquivo em PDF alterando suas configurações como compatibilidade, segurança, compactação, dentre outros. Também vai aprender a imprimir o arquivo do InDesign alterando configurações importantes para que o mesmo seja impresso de acordo com a necessidade de quem o utilizará.
Atividade 02 – Criando e Salvando Arquivos: Será ensinado como criar novos arquivos e configurar as opções de cada uma das caixas de diálogo que serão exibidas no decorrer destas criações. Também será ensinado como salvar corretamente estes arquivos e sobre as extensões que o programa oferece.
Atividade 03 – Camadas, Canais e Máscaras: O aluno aprenderá a manipular as camadas que contém em um arquivo como alterar seus nomes, mudar a ordem das mesmas, criar novas camadas e conhecer sua importância no decorrer da atividade. Também será ensinado como manipular as imagens através dos canais e máscaras.
Atividade 04 – Ferramentas de Desenho e Pintura: O conteúdo dessa atividade será: carregar pincéis salvos no computador, a redefini-los de forma que o programa fique apenas com seus pincéis padrão, testar alguns destes pincéis alterado por tamanhos, será ensinado também a usar as ferramentas de pintura como Lata de Tinta e o Degradê e como utilizá-los em imagens prontas.
Atividade 05 – Ferramenta de Seleção: Nesta atividade o aluno aprenderá a fazer seleção de imagens utilizando diversas ferramentas para esta finalidade e sua importância na hora de trabalha com ela e com os demais recursos que o programa oferece.
Atividade 06 – Criação de Textos e Estilos de Camadas: Será ensinado como inserir textos em imagens prontas e a fazer alterações neste texto como fonte, tamanho, etc. Também será ensinado a criar novos estilos neste texto mudando seu visual e deixando ele com uma aparência completamente nova.
Atividade 07 – Matiz e Saturação, Níveis e Curvas: O aluno aprenderá a alterar a cor, intensidade e a qualidade das cores de uma imagem usando os recursos de níveis, curvas, matiz e saturação e aprender a função de cada uma dessas ferramentas no decorrer da manipulação dessas imagens.
Atividade 08 – Ferramentas de Correção: O conteúdo dessa atividade é ensinar o aluno a como corrigir imperfeições em diversos casos, como restaurar uma foto, eliminar manchas e remover objetos de uma imagem.
Atividade 09 – Modificando Imagens: Nesta atividade o aluno aprenderá a modificar imagens utilizando recursos fáceis de edição como aumentar suas partes, distorcê-la, retirar fundo dentre outras.
Atividade 10 – Conhecendo Filtros e Ações: O aluno aprenderá a criar efeitos nas imagens usando o menu Filtros que pré-estabelece edições já prontas, além de criar ações com a imagem já modificada e as executá-las diretamente em uma pasta com diversas imagens que também deverão ter estes mesmo efeitos, para que não seja necessário abrir todas as imagens desta mesma pasta e adicionar o efeito em cada uma separadamente, criando assim uma automatização.
Atividade 02 – Trabalhando com Formas: Nesta aula o aluno aprenderá desenhar formas, tais como: retângulos, quadrados, elipses, círculos e polígonos.
Atividade 03 – Trabalhando com formas irregulares: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar ferramentas para a criação de formas irregulares e também a copiar cores de uma forma para outra.
Atividade 04 – Criando um Cartão de visita: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um cartão de visita.
Atividade 05 – Criando um Banner: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um banner.
Atividade 06 – Criando um panfleto: Nesta atividade o aluno aprenderá a utilizar algumas ferramentas para a criação de um panfleto de propaganda.
Atividade 07 – Editando formas com pinceis e ferramentas: Nesta atividade o aluno vai aprender a trabalhar com camadas e conhecer os pinceis.
Atividade 08 – Trabalhando com gráficos 3D: Nesta atividade o aluno aprenderá a criar gráficos em três dimensões.
Atividade 09 – Vetorizando imagens: Finalizando o curso, esta última atividade vai ensinar o aluno a transformar uma imagem bitmap em um vetor.