- LÓGICA + JAVA
- ACCESS
- VISUAL BASIC MÓD I
- VISUAL BASIC MÓD II
- VISUAL BASIC MÓD III
Carga horária média: 112 horas.
Pré-requisitos: Conhecimentos em informática essencial.
A quem se destina: Destina-se às pessoas que desejam aprender ou a aprimorar seus conhecimentos da linguagem de programação Visual Basic, para desenvolver sistemas criativos, e explorar melhor os recursos disponíveis no programa.
Objetivo: Objetivo principal é ensinar aos alunos novatos ou experientes na programação a utilizar o conjunto de ferramentas e a linguagem de programação Visual Basic para simplificar o desenvolvimento rápido de softwares.
Técnicas didáticas: 4 simuladores e 5 apostilas.
Atividade 02 – INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: O aluno ficará motivado por ver as vantagens de estudar a lógica. Ficará sabendo qual a definição de lógica de programação, e como ela pode ser aplicada em seu dia-a-dia.
Atividade 03 – TIPOS DE DADOS: Nessa atividade o aluno aprenderá todos os tipos de dados possíveis que o computador suporta, e como esses dados são armazenados e utilizados em todo o sistema.
Atividade 04 – OPERADORES E EXPRESSÕES MATEMÁTICAS: Essa atividade deixará claro que até mesmo na programação, no desenvolvimento de algum sistema utilizamos a matemática, seus operadores e expressões.
Atividade 05 – ENTRADA E SAÍDA DE DADOS: O aluno verá a diferença entre Entrada e Saída de dados, e como são importantes utilizar esses recursos primitivos no desenvolvimento da lógica de programação e na linguagem Java.
Atividade 06 – CONTROLE DE FLUXO: Nesta atividade o aluno irá aprender todos os tipos de estruturas de controle de fluxo de execução de um algoritmo e como eles podem deixar nossos algoritmos menores.
Atividade 07 – O COMANDO SWITCH EM JAVA: Continuando o conteúdo da atividade anterior, sobre controle de fluxo de execução, nesta atividade o aluno irá aprender como utilizar o comando SWITCH, mais um tipo de estrutura de controle de fluxo de execução disponível na linguagem Java.
Atividade 08 – VETORES E MATRIZES: O aluno irá estudar sobre Vetores e Matrizes, que assim como na matemática, os vetores e matrizes conhecidos como Array's nas linguagens de programação, são muito utilizados no desenvolvimento de um algoritmo.
Atividade 09 – FUNÇÕES, MÉTODOS E PROCEDIMENTOS: Nessa atividade o aluno irá aprender o que são os subalgoritmos, como criá-los e como deixar um algoritmo mais organizado e com uma funcionalidade maior, através da criação de funções, métodos, procedimentos, subrotinas, todos esses termos que são ligados a palavra subalgoritmo na programação.
Atividade 02 – Trabalhando Com Uma Tabela - I: O aluno aprenderá como criar um novo banco de dados, todo o processo de criação de uma tabela, como definir o tipo de dados dos campos, suas propriedades e a máscara de entrada.
Atividade 03 – Trabalhando Com Uma Tabela - II: Essa atividade continuará a ensinar sobre as tabelas. Será visto como tratar os campos de dados e será apresentada a estrutura da tabela
no Modo Folha de Dados. O aluno começará a inserir registros na tabela e aprenderá como
manipulá-los por completo.
Atividade 04 – Manipulando a Aparência e os Registros da Tabela: Essa atividade finalizará o
estudo sobre tabelas. O aluno aprenderá como ajustar a largura das colunas da tabela, ocultar
e reexibir uma coluna, alterar a fonte e a classificação dos dados. Além do mais, verá como
localizar registros e substituir informações e o muito utilizado filtro. Para finalizar, é ensinado a
respeito da visualização, configuração e impressão de uma tabela de dados.
Atividade 05 – Trabalhando Com Consultas: O aluno verá como criar uma consulta usando o
assistente, no Modo Design e com base em um critério.
Atividade 06 – Os Relacionamentos: Tudo sobre relacionamentos: Relacionamento um-paraum,
relacionamento um-para-muitos, como editar um relacionamento e, para finalizar, a
integridade referencial.
Atividade 07 – Os Formulários: O aluno aprenderá o conceito de formulário e verá como criar
um formulário padrão, dividido, ou através do assistente.
Atividade 08 – Os Relatórios: O aluno aprenderá o conceito de relatório, a criação de um
relatório básico e através do assistente. Para finalizar, será ensinado como criar uma etiqueta.
Atividade 02 – A Linguagem: É nesta lição que o aluno começa a desenvolver um programa, tendo noções de propriedades dos componentes, métodos e eventos, itens que são de extrema importância no desenvolvimento de uma aplicação.
Atividade 03 – Projetos em geral: Aqui o aluno conhece os arquivos que compõem um projeto, estuda sobre compilação e depuração e aprende a adicionar ou remover arquivos de formulários ou de códigos de um projeto em desenvolvimento.
Atividade 04 – Variáveis e Constantes: O estudo de variáveis na área da programação é de extrema importância, pois a maior parte dos sistemas desenvolvidos utilizam variáveis para que possam funcionar. Nesta lição o aluno conhece os tipos de variáveis existentes e aprende a aplicá-las.
Atividade 05 – Formulários: Quando desenvolvemos uma aplicação os componentes são inseridos em formulários, portanto, quando um sistema exige mais de uma tela diferente, o programador precisa utilizar mais de um formulário. O aluno aprende nesta lição a manipular um ou mais formulários, conhecendo suas propriedades e estilos.
Atividade 06 – Criação de Menus: Muitas aplicações utilizam menus, principalmente aquelas que trabalham com bancos de dados. O aluno aprenderá técnicas de construção de menus tais como: a adição de teclas aceleradoras, menus estilo botão de rádio, uso de imagens e criação de menus PopUp.
Atividade 07 – Programando em Visual Basic: Aqui o aluno aprende a manipular um grupo de componentes muito utilizados na criação de novas aplicações, aprofundando assim seu conhecimento sobre: Edit, MaskEdit, ListBox, ComboBox, ScrollBar e ProgressBar.
Atividade 08 – Controles de Arquivos: O Visual Basic é um programa que permite o trabalho com arquivos externos, ou seja, permite a manipulação de arquivos como faz o Windows Explorer. Nesta lição o aluno aprende como fazer a leitura de imagens e textos e a criar um visualizador de arquivos.
Atividade 09 – Instruções de Entrada e Saída: Nesta lição o aluno aprende a lidar com os tipos de caixas de mensagens utilizadas pelo Visual Basic e pelo sistema operacional para receber ou enviar informações ao usuário.
Atividade 02 – Estruturas condicionais: O uso dos comandos estudados nesta lição é presença quase certa na maioria dos programas desenvolvidos. O uso das estruturas If, Case, For, While e Repeat é de suma importância em um ambiente de programação.
Atividade 03 – Arrays: Esta é uma lição pequena mas que exige muito do programador, pois ensina a trabalhar com Vetores e Matrizes que são tipos de variáveis utilizadas para armazenar uma grande quantidade de dados.
Atividade 04 – Procedimentos e Funções: A criação de procedimentos e funções dão mais agilidade ao programador pois permite utilizar uma mesma seqüência de códigos várias vezes sem que haja a necessidade da repetição destes códigos.
Atividade 05 – Programação de Banco de Dados: Para o desenvolvimento de uma aplicação grande e complexa que exige armazenamento e consulta de dados, o Visual Basic tem uma estrutura que permite o desenvolvimento de um bom projeto envolvendo banco de dados.
Atividade 06 – Os Objetos ActiveData: Aqui o aluno aprende a trabalhar com um banco de dados de uma maneira mais interativa e simples, e em seguida, desenvolve alguns relatórios, com base no banco de dados, para serem impressos.
Atividade 07 – Tratamento de Erros e Compilação: Aqui o aluno aprende como lidar com os erros gerados pela programação de um sistema. Aprende a compilar o programa em busca de erros de programação, e em seguida, gera um executável, arquivo EXE final.