DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COM DELPHI

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COM DELPHI
Este curso abordará
O curso de "Desenvolvimento de Sistemas com Delphi" é um curso para aprender a programar. O aluno irá trabalhar com a linguagem de programação Delphi e irá programar softwares completos para a Automação de empresas e comércios.

Neste curso o aluno irá aprender
  • LOGICA + JAVA
  • ACCESS
  • DELPHI MÓD I
  • DELPHI MÓD II
Ficha Técnica

Carga horária média: 102 horas.

Pré-requisitos: Conhecimentos em informática essencial.

A quem se destina: Normalmente pessoas que já trabalham com informática ou que já fizeram os cursos básicos e agora pretendem iniciar um estudo mais aprofundado para ampliar seus conhecimentos na área de programação.

Objetivo: Todo tipo de empresa utiliza um sistema feito em computador que auxilia na administração e organização de seus serviços. O curso de Delphi ensina como desenvolver programas deste tipo, permitindo assim a criação de sistemas que trabalham em um ambiente gráfico e que facilitam bastante o trabalho do usuário final.

Técnicas didáticas: 4 simuladores e 4 apostilas.

Conteúdo do curso

Atividade 01 – FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR E INTRODUÇÃO: Nesta atividade será estudado o funcionamento do computador, definição de lógica e java, e como as atividades empresariais dependem da programação para atender aos diversos tipos de clientes.

Atividade 02 – INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: O aluno ficará motivado por ver as vantagens de estudar a lógica. Ficará sabendo qual a definição de lógica de programação, e como ela pode ser aplicada em seu dia-a-dia.

Atividade 03 – TIPOS DE DADOS: Nessa atividade o aluno aprenderá todos os tipos de dados possíveis que o computador suporta, e como esses dados são armazenados e utilizados em todo o sistema.

Atividade 04 – OPERADORES E EXPRESSÕES MATEMÁTICAS: Essa atividade deixará claro que até mesmo na programação, no desenvolvimento de algum sistema utilizamos a matemática, seus operadores e expressões.

Atividade 05 – ENTRADA E SAÍDA DE DADOS: O aluno verá a diferença entre Entrada e Saída de dados, e como são importantes utilizar esses recursos primitivos no desenvolvimento da lógica de programação e na linguagem Java.

Atividade 06 – CONTROLE DE FLUXO: Nesta atividade o aluno irá aprender todos os tipos de estruturas de controle de fluxo de execução de um algoritmo e como eles podem deixar nossos algoritmos menores.

Atividade 07 – O COMANDO SWITCH EM JAVA: Continuando o conteúdo da atividade anterior, sobre controle de fluxo de execução, nesta atividade o aluno irá aprender como utilizar o comando SWITCH, mais um tipo de estrutura de controle de fluxo de execução disponível na linguagem Java.

Atividade 08 – VETORES E MATRIZES: O aluno irá estudar sobre Vetores e Matrizes, que assim como na matemática, os vetores e matrizes conhecidos como Array's nas linguagens de programação, são muito utilizados no desenvolvimento de um algoritmo.

Atividade 09 – FUNÇÕES, MÉTODOS E PROCEDIMENTOS: Nessa atividade o aluno irá aprender o que são os subalgoritmos, como criá-los e como deixar um algoritmo mais organizado e com uma funcionalidade maior, através da criação de funções, métodos, procedimentos, subrotinas, todos esses termos que são ligados a palavra subalgoritmo na programação.

Atividade 01 – Introdução ao Microsoft Office Access: Nesta introdução será estudada a definição de banco de dados e o programa gerenciador de banco de dados. O aluno conhecerá o programa Access, aprenderá a abri-lo e a utilizar os modelos prontos. Por fim, são vistos os modos de exibição e as possíveis ações com os objetos de um banco de dados.

Atividade 02 – Trabalhando Com Uma Tabela - I: O aluno aprenderá como criar um novo banco de dados, todo o processo de criação de uma tabela, como definir o tipo de dados dos campos, suas propriedades e a máscara de entrada.

Atividade 03 – Trabalhando Com Uma Tabela - II: Essa atividade continuará a ensinar sobre as tabelas. Será visto como tratar os campos de dados e será apresentada a estrutura da tabela
no Modo Folha de Dados. O aluno começará a inserir registros na tabela e aprenderá como
manipulá-los por completo.

Atividade 04 – Manipulando a Aparência e os Registros da Tabela: Essa atividade finalizará o
estudo sobre tabelas. O aluno aprenderá como ajustar a largura das colunas da tabela, ocultar
e reexibir uma coluna, alterar a fonte e a classificação dos dados. Além do mais, verá como
localizar registros e substituir informações e o muito utilizado filtro. Para finalizar, é ensinado a
respeito da visualização, configuração e impressão de uma tabela de dados.

Atividade 05 – Trabalhando Com Consultas: O aluno verá como criar uma consulta usando o
assistente, no Modo Design e com base em um critério.

Atividade 06 – Os Relacionamentos: Tudo sobre relacionamentos: Relacionamento um-paraum,
relacionamento um-para-muitos, como editar um relacionamento e, para finalizar, a
integridade referencial.

Atividade 07 – Os Formulários: O aluno aprenderá o conceito de formulário e verá como criar
um formulário padrão, dividido, ou através do assistente.

Atividade 08 – Os Relatórios: O aluno aprenderá o conceito de relatório, a criação de um
relatório básico e através do assistente. Para finalizar, será ensinado como criar uma etiqueta.

Atividade 01 – Introdução ao Delphi: O aluno terá noções de programação, conhecerá as caixas de ferramentas e aprenderá a manipular alguns componentes.

Atividade 02 – A Linguagem: É nesta lição que o aluno começa a desenvolver um programa, tendo noções de propriedades dos componentes, métodos e eventos, itens que são de extrema importância no desenvolvimento de uma aplicação.

Atividade 03 – Projetos em geral: Aqui o aluno conhece os arquivos que compõem um projeto, estuda sobre compilação e depuração e aprende como adicionar ou remover arquivos de formulários ou códigos de um projeto em desenvolvimento.

Atividade 04 – Variáveis e Constantes: O estudo de variáveis na área da programação é de extrema importância, pois a maior parte dos sistemas desenvolvidos utilizam variáveis para que o sistema possa funcionar. Nesta lição o aluno conhece os tipos de variáveis existentes e aprende como aplicá-las.

Atividade 05 – Formulários: Quando desenvolvemos uma aplicação os componentes são inseridos em formulários, portanto, quando um sistema exige mais de uma tela diferente o programador precisa utilizar mais de um formulário. O aluno aprende nesta lição como manipular um formulário, conhecendo suas propriedades e estilos.

Atividade 06 – Criação de Menus: Muitas aplicações utilizam muito o uso de menus, principalmente aquelas que trabalham com banco de dados. O aluno aprenderá técnicas de construção de menus tais como: a adição de teclas aceleradoras, menus estilo botão de rádio, uso de imagens e criação de menus PopUp.

Atividade 07 – Programando em Delphi: Aqui o aluno aprende a manipular um grupo de componentes muito utilizados na criação de novas aplicações, aprofundando assim seu conhecimento sobre: Edit, MaskEdit, ListBox, ComboBox, ScrollBar e ProgressBar.

Atividade 08 – Controles de Arquivos: O Delphi é um programa que permite o trabalho com arquivos externos, ou seja, permite a manipulação de arquivos como faz o Windows Explorer. Nesta lição o aluno aprende como fazer a leitura de imagens e textos e a criar um visualizador de arquivos.

Atividade 09 – Instruções de Entrada e Saída: Nesta lição o aluno aprende a lidar com os tipos de caixas de mensagens utilizadas pelo Delphi e pelo sistema operacional para receber ou enviar informações ao usuário.

Atividade 01 – Funções: Esta lição ensina o aluno a trabalhar com as principais funções utilizadas no Delphi. O aluno conhecerá funções de: Conversão, String, Matemáticas, Data e Hora e formatação.

Atividade 02 – Estruturas condicionais: O uso dos comandos estudados nesta lição é presença quase certa na maioria dos programas desenvolvidos. O uso das estruturas if, case, for, while e repeat é de suma importância em um ambiente de programação.

Atividade 03 – Arrays: Esta é uma lição pequena mas que exige muito do programador, pois ensina a trabalhar com Vetores e Matrizes que são tipos de variáveis utilizadas para armazenar uma grande quantidade de dados.

Atividade 04 – Procedimentos e Funções: A criação de procedimentos e funções dão mais agilidade ao programador pois permite utilizar uma mesma seqüência de códigos várias vezes sem que haja a necessidade da repetição destes códigos.

Atividade 05 – Tratamento de erros: Aqui o aluno aprende como lidar com os erros gerados pela programação de um sistema.

Atividade 6, 7, 8, 9, 10 - Desenvolvimento dos sistemas BioMedic e Fine Informática: Para o desenvolvimento de uma aplicação grande e complexa que exige armazenamento e consulta de dados o Delphi tem uma estrutura que permite o desenvolvimento de um bom projeto envolvendo banco de dados. Nesta lição o aluno aprende a desenvolver dois sistemas com controle de clientes, funcionários, fornecedores, estoque, vendas e inclusive impressão de relatórios.

Atividade 11 – InstallShield Express: Ao desenvolver um sistema o programador precisa criar uma maneira de distribuir o programa para seus clientes. Aqui o aluno aprende a gerar um programa de instalação para distribuição de seus sistemas.

TRANSFORME SUA CARREIRA OU SEU NEGÓCIO!

São mais de 1 milhão de alunos qualificados e mais de 800 licenciados!