MECÂNICA E ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D/3D

MECÂNICA E ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D/3D
Este curso abordará
O curso de "Desenho Mecânico/Arquitetônico com AutoCAD 2D/3D" foi desenvolvido pensando na qualificação de profissionais que precisam elaborar plantas e modelizações 3D, utilizando o software AutoCAD. Neste curso o aluno irá aprender 2 cursos: o AutoCAD 2D e o AutoCAD 3D.

O curso é indicado que seja ministrado sobre a supervisão de um engenheiro formado, em horários específicos para um melhor atendimento individual.

Neste curso o aluno irá aprender
  • AUTOCAD 2D
  • AUTOCAD 3D
Ficha Técnica:

Carga horária média: 44 horas.

Pré-requisitos: não há pré-requisitos.

A quem se destina: Pessoas de qualquer profissão e de qualquer idade que desejam aprender ou aperfeiçoar técnicas na área de administração de empresas.

Objetivo: O objetivo do cuso de Gestão Empresarial é apresentar os pilares da gestão de uma empresa, trabalhando tanto técnicas consagradas como aquelas emergentes da área de administração de empresas.

Técnicas didáticas: 2 simuladores e 2 apostilas.

Conteúdo do curso

Atividade 1 – Introdução ao AutoCAD: O aluno conhecerá o ambiente de trabalho do AutoCAD, além de ter os primeiros contatos com suas ferramentas. A abordagem de como manipular arquivos (abrir, criar, salvar, fechar) também é explicada nesta atividade.

Atividade 2 – Configurando o AutoCAD: O aluno conhece as principais configurações que personalizam o ambiente do AutoCAD.

Atividade 3 – Manipulação de arquivos: Antes de começar a desenvolver um projeto ou mesmo manipular projetos existentes, é muito importante conhecer os níveis de visualização fornecidos pelo programa. A manipulação de ferramentas de zoom é tratada com detalhes nesta atividade. Assim, o aluno terá facilidade em manipular os objetos de seu desenho.

Atividade 4 – As Entidades do AutoCAD: Nesta atividade o aluno já começa a ter os primeiros contatos com as ferramentas de criação do AutoCAD. Primeiro será apresentado o sistema de coordenadas utilizado no AutoCAD e logo depois algumas ferramentas de desenho. Assim, nesta atividade, o aluno já tem condições de desenvolver seu primeiro desenho.

Atividade 5 – Barra de status: Depois de ter conhecido algumas ferramentas de criação, é importante conhecer os pontos-chaves do desenho. Conhecendo as ferramentas de precisão e alguns métodos de seleção, o aluno sai dessa atividade com uma visão mais ampla da forma com que um desenho pode ser manipulado.

Atividade 6 – Painel Desenhar – Parte 1: Muitos projetos exigem o uso de diversas ferramentas de criação fornecidas pelo AutoCAD. Esta é a primeira parte de duas atividades em que o aluno passa a conhecer mais ferramentas de criação para ter condições de desenvolver projetos mais complexos.

Atividade 7 – OSNAP: Trata do conjunto de ferramentas que permitem capturar com precisão os pontos geométricos dos objetos.

Atividade 8 – Painel Modificar – Parte 1: Depois de criar o desenho, muitas vezes é necessário efetuar alguma modificação. Esta atividade apresenta as primeiras ferramentas que permitem alterações no desenho.

Atividade 9 – Painel Desenhar – Parte 2: Esta é uma continuação dos estudos sobre ferramentas de criação. Nesta atividade serão apresentadas as ferramentas: Arco, Polilinha, Multilinha, Spline e Hachura.

Atividade 10 – Painel Modificar – Parte 2: Esta atividade é uma continuação do estudo das ferramentas utilizadas para alteração do desenho disponibilizadas pelo AutoCAD.

Atividade 11 – Painel camadas: organização: Essa é a palavra-chave para tudo que se pretende desenvolver com qualidade e rapidez. Nesta atividade você aprende a organizar seu desenho em camadas e com isso facilitar muito o desenvolvimento de seu projeto, além de permitir que as alterações sejam efetuadas com mais facilidade.

Atividade 12 – Criando Textos: A atividade ensina a utilizar as ferramentas de textos presentes no AutoCAD para fazer anotações e identificar as partes do desenho.

Atividade 13 – Blocos: Nesta atividade o aluno aprende a criar e a manipular uma biblioteca de blocos. Este é um recurso interessante do AutoCAD. Ele permite reutilizar partes de um desenho que já existe em outros projetos.

Atividade 14 – Sistema de cotagem: Sem dúvida nenhuma esta é uma atividade muito importante, pois o aluno aprende a utilizar as ferramentas que o AutoCAD disponibiliza para efetuar o dimensionamento do desenho.

Atividade 15 – Tabelas: O recurso de criação de tabelas foi inserido no AutoCAD a partir da versão 2005. Nesta atividade o aluno aprende a utilizar este recurso e com isso ganhar tempo na criação de tabelas e legendas.

Atividade 16 – Espaço Layout: Quando os trabalhos com o desenho são encerrados, chega a hora da impressão do mesmo. Antes de imprimir é possível configurar a página e determinar as vistas e as posições do desenho no papel. É disso que trata esta atividade.

Atividade 17 – Guia Saída: E finalmente a última atividade apresenta como deve ser feita a impressão do desenho e como é possível disponibilizar o desenho para o cliente exportando ele para DWF ou PDF.

ATIVIDADE 1 – Introdução ao AutoCAD 2007 3D: O aluno vai conhecer os benefícios de se trabalhar com desenhos em 3D, vai se familiarizar com o ambiente de trabalho em três dimensões e entender o sistema de coordenadas tridimensional.

ATIVIDADE 2 – Manipulação visual: Serão apresentadas as ferramentas necessárias para manipular a visualização do desenho e os estilos de apresentação disponíveis no AutoCAD.

ATIVIDADE 3 – O Plano de trabalho e o UCS: O aluno vai conhecer o funcionamento do plano de trabalho e os detalhes sobre a manipulação do UCS.

ATIVIDADE 4 – Criação de desenhos em 3D: Serão apresentados os tipos de desenhos 3D e a criação de desenhos utilizando a modelagem com estrutura de arame. Também será iniciado o estudo sobre a utilização de superfícies.

ATIVIDADE 5 – Superfícies: Esta atividade apresenta novos detalhes da ferramenta 3D Face, utilizada para criar superfícies. Também demonstra outros comandos de malhas 3D que permitem a criação de formas complexas.

ATIVIDADE 6 – Modelagem de sólidos: O aluno vai conhecer os comandos que criam sólidos com formas geométricas pré-definidas. Verá também como se faz para criar sólidos complexos a partir de perfis bidimensionais.

ATIVIDADE 7 – Manipulando sólidos: Esta atividade apresenta alguns comandos que permitem a combinação de formas sólidas através da união, subtração e intersecção dos objetos. A edição de modelos tridimensionais por meio dos grips também será estudada.

ATIVIDADE 8 – Comandos de edição 3D – Parte 1: O aluno vai conhecer as ferramentas utilizadas para mover, rotacionar, espelhar e alinhar objetos em ambiente 3D. Ferramentas específicas para a manipulação e edição de sólidos também serão apresentadas.

ATIVIDADE 9 – Comandos de edição 3D – Parte 2: Serão apresentadas as ferramentas que permitem ajustes em modelos sólidos através dos comandos Slice, Fillet e Chamfer. Será descrito como se faz a distribuição de elementos por meio da duplicação de objetos.

ATIVIDADE 10 – Trabalhando com cortes e vistas: Apresenta recursos que ajudam a obter uma melhor visualização do modelo tridimensional. Será descrito como se faz para criar uma vista utilizando a ferramenta Camera.

ATIVIDADE 11 – Renderizando o desenho: Nesta atividade o aluno conhece os recursos utilizados para gerar imagens de alta definição dos projetos criados no AutoCAD.

ATIVIDADE 12 – Materiais e mapeamento: Será apresentado a aplicação de materiais nos objetos, o que permite gerar um projeto com mais realismo. Também será descrito como se faz para ajustar os materiais nos elementos do projeto.

ATIVIDADE 13 – Imagens de fundo e luzes: O aluno verá com se faz para aplicar uma imagem ou uma combinação de cores ao fundo do projeto. Também conhecerá as ferramentas utilizadas para aplicar efeitos de iluminação no desenho.

ATIVIDADE 14 – Cotagem, hachura e layout de impressão: Será apresentada a utilização das ferramentas de cotagem e de hachura em modelos tridimensionais. Os recursos de impressão de desenhos tridimensionais também serão descritos.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – Conhecendo o AutoCAD 2009: O aluno vai conhecer a nova versão do AutoCAD e vai saber quais foram as mudanças ocorridas. Serão apresentadas algumas novidades e principalmente o funcionamento da nova interface com o usuário do AutoCAD 2009.

TRANSFORME SUA CARREIRA OU SEU NEGÓCIO!

São mais de 1 milhão de alunos qualificados e mais de 800 licenciados!