Seu papel é muito abrangente, pois através da administração de bancos de dados, é possível resolver diversos problemas para facilitar no dia-a-dia do mercado de trabalho.
É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais facilidade, manuseio e rapidez no gerenciamento de seus recursos através de sistemas específicos.
O mercado nacional e internacional tem necessidade de profissionais qualificados na área e a procura por pessoas com esse perfil é grande.
Carga horária média: 30 horas.
Pré-requisitos: Ter feito o curso de Windows e recomendado ter feito Lógica de programação.
A quem se destina: Destina-se especialmente para estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação que queiram se especializar na área de administração de Bancos de dados.
Objetivo: O objetivo do curso livre de Banco de Dados SQL é fornecer uma base de conhecimentos teóricos e práticos. Entretanto, o que fará de você um profissional excelente e realizado com a profissão escolhida, será sua determinação e interesse em manter-se atualizado com as novidades no mundo da tecnologia.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.
Atividade 1 - Introdução a Banco de Dados: Nesta atividade será definido o objetivo principal do curso e uma breve introdução sobre o que é e como são utilizados bancos de dados.
Atividade 2 – Normalização do Banco de Dados: O aluno estudará um assunto muito importante para quem trabalha com bancos de dados, que é a normalização dos dados, especificamente relacionamentos entre tabelas e chaves.
Atividade 3 – Criando um Banco de Dados: Nessa atividade o aluno aprenderá a criar o seu primeiro banco de dados e suas tabelas utilizando a linguagem SQL e o software MySQL Workbench.
Atividade 4 – Manipulando Dados: Nessa atividade o aluno aprenderá a organizar e manipular os dados em um banco de dados, especificamente a inserir, selecionar, alterar e excluir dados.
Atividade 5 – Relacionamentos e Visões: O aluno aprenderá a relacionar dados entre tabelas, para obter melhores resultados em uma consulta SQL.
Atividade 6 – Funções especiais e Subqueries: Nesta atividade o aluno aprenderá a respeito das funções especiais existentes na DQL, que é a linguagem de consulta de dados do SQL. Basicamente estaremos falando sobre algumas operações aritméticas e outras ações possíveis de serem realizadas com o comando SELECT, que retorna dados do banco de dados. Também conhecidas como funções de agregação.
Atividade 7 – Controle de Acesso: Nesta atividade iremos falar um pouco a respeito de controle de acesso ao banco de dados. Está funcionalidade faz parte da DCL que é a Linguagem de Controle de Dados, uma das linguagens que compõe o SQL. O controle de acesso serve para garantir que somente pessoas com autorização, possam realizar operações específicas no banco de dados.
Atividade 8 – Transações ACID: Nesta atividade o aluno aprenderá outro termo técnico bastante conhecido de quem trabalha com banco de dados, são as transações. Podendo as transações serem ou não ACID. Transações são conjunto de operações a serem realizadas no banco de dados.
Atividade 9 – Stored Procedure e Triggers: Nessa atividade o aluno irá aprender o que são e como são utilizados em um banco de dados Stored Procedures (Procedimentos) e Triggers (Gatilhos), que são dois recursos muito importantes utilizados para administrar um banco de dados.