AUXILIAR DE PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

AUXILIAR DE PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ÁLCOOL
Este curso abordará
Podemos dizer o setor sucroalcooleiro energético é um dos maiores setores da indústria brasileira, sendo responsável por gerar milhões de empregos diretos e indiretos.

O Brasil é referência no que se diz respeito à exportação de açúcar e etanol, além de termos um mercado de consumo interno fortíssimo.

Sendo assim, é imprescindível que qualquer pessoa com interesse pelo setor industrial (quem já trabalha na área e quem busca ingressar nela) conheça as operações da produção de açúcar e etanol, além da importante geração de energia elétrica.

Esse setor tem crescido muito e carece de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento. Especialistas em otimização de processos, administradores, técnicos em mecânica, química, elétrica, auxiliares e engenheiros em geral são apenas algumas das áreas requisitadas pelo setor.

Independentemente da área de conhecimento, conhecer os processos produtivos é fundamental para dar uma visão geral e abrangente ao profissional. Este é exatamente o objetivo deste curso.

Ficha Técnica

Carga horária média: 16 horas.

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para esse curso. Sugere-se possuir ensino médio completo (não obrigatório).

A quem se destina: Destina-se a estudantes que buscam ingressar no setor, independente da área do conhecimento, e a profissionais que já atuam na área e desejam aprimoramento.

Objetivo: O objetivo do curso livre de auxiliar de produção de açúcar e álcool é fornecer uma base de conhecimentos teóricos e práticos. O aluno sairá com conhecimentos que irão desde o planejamento do plantio da cana-de-açúcar até a distribuição dos produtos acabados (açúcar e álcool), além de conhecimento sobre a cogeração de energia. Cada processo produtivo é descrito por meio de exemplos, imagens, fluxogramas etc.

Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.

Conteúdo do curso

Atividade 01 – Introdução: Nesta atividade introdutória o aluno conhece um pouco da história da cultura da cana-de-açúcar no Brasil, sua importância para a economia, os produtos derivados e o nível de produção.

Atividade 02 – Cana-de-açúcar: Estudo da Planta: O aluno conhecerá as partes da planta, sua classificação botânica, como ocorre o seu desenvolvimento, as principais espécies cultivadas e irá aprender a respeito do melhoramento genético.

Atividade 03 – O Desenvolvimento da Cana-de-Açúcar: Essa atividade trata dos componentes ecológicos e dos objetivos do processo produtivo. Também é ensinado sobre a cana planta, a cana soca e as suas fases de crescimento.

Atividade 04 – A Preparação Para o Plantio: Aqui são estudados o planejamento da área de plantio e da variedade da cana a ser cultivada. O aluno conhece as etapas da preparação da terra.

Atividade 05 – A Atividade de Plantio: O aluno conhecerá os tipos de plantio e de irrigação da cultura. Aborda-se também as técnicas voltadas para a nutrição da planta e o combate às pragas.

Atividade 06 – As Operações de Colheita e Transporte: Os assuntos abordados serão: a época certa para realizar a colheita da cana e os tipos e técnicas de colheita, como ocorre o carregamento e quais são meios de transporte até a usina.

Atividade 07 – Fabricação do Açúcar – Parte 1: A partir dessa atividade o estudo ocorre dentro da usina. A cana já chegou a usina, então, quais são as operações realizadas? Nessa primeira parte são estudados os processos da etapa de recepção da cana até os filtros.

Atividade 08 – Fabricação do Açúcar – Parte 2: Na segunda parte dos processos de fabricação do açúcar o aluno conhece as etapas de evaporação até finalmente o empacotamento do produto final.

Atividade 09 – A Indústria Açucareira – Informações Complementares: Quais os principais tipos de açúcar? Qual é o consumo interno de açúcar? Como ele é exportado? Qual a diferença entre resíduo e subproduto? Quais são os subprodutos do processo produtivo do açúcar? Como ocorre o controle de qualidade do açúcar? Todas essas perguntas e outras são respondidas nessa atividade.

Atividade 10 – A indústria alcooleira: Essa última atividade é um pouco mais extensa e trata de todo o processo produtivo do etanol, o que é e como ocorre a fermentação. O aluno conhece também as aplicações do etanol, os seus diferentes tipos e classificações e o mercado do biocombustível.

TRANSFORME SUA CARREIRA OU SEU NEGÓCIO!

São mais de 1 milhão de alunos qualificados e mais de 800 licenciados!