O Flash é um programa fácil de ser utilizado e de alto impacto na produção de animações gráficas e interativas. Ele utiliza vetores e bitmaps e, por causa disso, consegue produzir arquivos de tamanho reduzido, mas visualmente fantásticos.
Carga horária média: 24 horas.
Pré-requisitos: O aluno precisa conhecer o Windows para utilizar um programa "for Windows" e precisa ter conhecimento de Internet.
A quem se destina: O curso de Flash destina-se a pessoas que trabalham ou que pretendem trabalhar com web designer e animações em geral, ou seja, montar sites para a Internet e construir animações para filmes interativos (televisão, CD-Rom, apresentações, banners etc.). Essa é uma das profissões que mais crescem hoje em dia, empregando muitos profissionais na área.
Objetivo: O objetivo do curso é preparar o aluno para utilizar a maioria dos recursos disponíveis no Adobe Flash, habilitando-o a montar animações interativas para páginas e sites de Internet e filmes em geral. Durante o curso, o aluno montará diversos exemplos para utilizar os recursos de animação do programa.
Atividade 1 - Introdução ao Flash: O aluno conhecerá o ambiente de trabalho do Flash e aprenderá alguns conceitos fundamentais como: o que é um filme, quais os arquivos gerados pelo Flash, o que são quadros e a Linha de Tempo.
Atividade 2 – Desenhando no Flash: Nesta aula o aluno aprenderá a usar as ferramentas disponíveis no Flash para desenhar.
Atividade 3 – Animações e Camadas: Essa é uma das atividades mais importantes do curso. O aluno aprenderá a trabalhar com os diversos recursos de animação do programa, além de aprender a trabalhar com a Linha de Tempo e conhecer os princípios básicos para se criar uma animação. O aluno aprenderá também a manipular as camadas do programa.
Atividade 4 – Interpolação e Símbolos: O aluno aprenderá a criar símbolos gráficos e clipes de filme. E também a inserir animações interpolada do tipo movimento clássica e forma.
Atividade 5 – Guias e Máscaras: O aluno aprenderá a trabalhar com camada guia e máscara de camada, dois recursos que trazem uma série de efeitos interessantes. Além disso, aprenderá a usar o painel Alinhar.
Atividade 6 – Mais Símbolos e Cores: Nesta atividade o aluno aprenderá a manipular a biblioteca de símbolos do Flash e a inserir diversos efeitos de cores, interagindo com diversas técnicas e efeitos.
Atividade 7 – Botões Animados: O aluno terá uma atividade sobre a criação de símbolos do tipo Botão.
Atividade 8 – Explorador de filmes e Ações: Nesta atividade o aluno aprenderá a trabalhar com a janela Explorador de filmes e a inserir ações interativas básicas para iniciar a reprodução do filme, parar a reprodução do filme, ir para determinado ponto do filme, etc.
Atividade 9 – Cenas e Menus: : Além de aprender sobre o trabalho com cenas, o aluno aprenderá também a criar um menu de opções.
Atividade 10 – Trabalhando com Sons: Esta atividade é inteiramente dedicada à aplicação de sons no filme interativo. O aluno aprenderá desde a inserir sons em botões até o controle total de uma trilha sonora em um filme.
Atividade 11 – Pré-carregar e Publicar: Nesta atividade o aluno aprende a criar uma cena de pré-carregamento do filme e a publicar o seu trabalho final realizado no Flash.
Atividade 12 – Criando um Banner: Para fechar o curso, o aluno cria um banner desde o início até o fim para relembrar todos os conceitos mais importantes aprendidos durante o curso, como a configuração da página, a importação de imagens, a criação das animações e a utilização de ações. Por fim, o aluno publica seu arquivo para ver o resultado de todo o seu trabalho.