Os recursos de edição visual no Dreamweaver permitem criar páginas, de modo rápido, sem escrever uma linha de código. Se você preferir inserir códigos manualmente, no entanto, o Dreamweaver também inclui diversas ferramentas e recursos relacionados à codificação.
Carga horária média: 26 horas.
Pré-requisitos: O aluno precisa conhecer o Windows e saber navegar na Internet. É também recomendável que tenha noções da linguagem de programação para a Web, HTML e já tenha feito o curso de Fireworks.
A quem se destina: O curso de Dreamweaver destina-se a pessoas que trabalham ou que pretendem trabalhar com designer para a Web, ou seja, montar sites para a Internet. Essa é uma das profissões que mais crescem hoje em dia, empregando muitos profissionais na área.
Objetivo: O objetivo do curso é preparar o aluno para utilizar a maioria dos recursos disponíveis no Dreamweaver, habilitando-o a criar páginas e sites para a Internet, de forma fácil e eficiente, sem programação.
Atividade 1 - Introdução e Interface Básica do Dreamweaver: Familiarizar o aluno com o ambiente do Dreamweaver, os layouts de trabalho, e as barras de ferramentas e os painéis do Dreamweaver.
Atividade 2 – Definindo o Site, seu Conteúdo e Conhecendo as Tags: O aluno deve entender o motivo de se definir um site antes de se começar a criar os arquivos html do site e saber como criar os arquivos para o site, também verá nesta atividade as principais tags da estrutura do documento e a inserção das tags de cabeçalho.
Atividade 3 – Trabalhando com o Painel Arquivos: Preparar o aluno para manipular facilmente os arquivos usando o painel Site.
Atividade 4 – Trabalhando com Textos: Ensinar o aluno a inserir e a formatar textos no Dreamweaver.
Atividade 5 – Criando Links: O aluno entenderá o que são links e será capaz de criar links para endereços absolutos, arquivos do site, e-mails, links para âncoras dentro do mesmo documento, links para âncoras em outro documento e aplicá-los também em imagens.
Atividade 6 – Gráficos na WEB: O aluno será capaz de inserir imagens em seus documentos e alterar suas propriedades.
Atividade 7 – Trabalhando com Tabelas: O aluno será capaz de inserir uma tabela na página e adicionar conteúdo nas células.
Atividade 8 – Trabalhando com Molduras : O aluno será capaz de criar uma página de molduras e alterar as propriedades das mesmas.
Atividade 9 – Trabalhando com Estilos: Ensinar o aluno a criar e utilizar estilos CSS.
Atividade 10 – Trabalhando com Camadas: O aluno estará apto a utilizar camadas em documentos.
Atividade 11 e 12 – Trabalhando com Formulários: Ensinar o aluno a criar formulários e inserir botões, caixas de seleção, listas, menus e campos de texto neles.
Atividade 13 – Testando e Publicando o Site: O aluno estará apto para testar um site antes de enviá-lo para um servidor e também aprenderá a publicá-lo.